Prefeitura intensifica ações no Dia Nacional de Combate à Dengue

Neste sábado, 19 de novembro, acontece o Dia Nacional de Combate à Dengue, chamado de “Dia D”. A proposta da data é intensificar ações para combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. De acordo com o coordenador do Plano Nacional de Controle à Dengue em Ponta Grossa, veterinário Leandro Monteiro Inglês, o Centro de Zoonoses da Prefeitura irá promover uma série de ações neste sábado, a fim de atingir o objetivo do “Dia D”.Será realizada a distribuição de folders educativos nas regiões da cidade onde o foco do mosquito foi localizado, onde também será intensificado um trabalho de orientação. Essas regiões são o núcleo Santa Paula, Santa Edwiges, Ronda, Bom Jesus, Prado, Taquari, Parque do Café, Vila Princesa e Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas.Também haverá distribuição de folders em supermercados e otimização das ações nos cemitérios, pelos agentes de pontos estratégicos. Além disso, haverá um estande, com uma Central de Informações, instalado no Parque Ambiental. Estão sendo realizadas, ainda, durante todo o mês de novembro, palestras educativas nas escolas, além de campanha na mídia e distribuição de cartazes.CUIDADOSCom a proximidade do verão e a incidência do calor, o Centro de Zoonoses vem intensificando a divulgação dos cuidados para evitar a dengue, que é uma doença infecciosa causada por um vírus, transmitido ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. O veterinário reforça que o mosquito é escuro e rajado de branco nas pernas e no corpo.No verão, quando o calor é maior e chove muito, aumentam os locais com água parada, os quais podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. A dengue é uma doença perigosa e pode levar à morte, se não forem tomados cuidados necessários e imediatos. “A melhor arma contra a dengue é a prevenção”, enfatiza Inglês.Entre os sintomas da dengue estão dor de cabeça, dor nos olhos, músculos e articulações; febre alta por 5-7 dias; manchas avermelhadas por todo o corpo; falta de apetite, fraqueza; na forma hemorrágica, sangramentos internos e/ou em mucosas. Ao surgirem os sintomas, um médico deve ser imediatamente procurado.Para evitar a dengue, a equipe do Centro de Zoonoses orienta para que as pessoas não deixem acumular água parada, mesmo limpa, em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias ou copinhos descartáveis; e deixem sempre tampadas as caixas d’água, cisternas, poços, tambores e outros depósitos de água.