Começa hoje a 16a Münchenfest

A 16a. edição da Festa Nacional do Chopp Escuro, a Münchenfest, maior festa do ano em Ponta Grossa, e que deve reunir mais de 130 000 foliões em dez dias, será aberta hoje com show da banda Biquíni Cavadão. Após um desfile com a participação de mais de 60 blocos e quase 5 000 pessoas, o Centro de Eventos “Cidade de Ponta Grossa” será aberto para receber os münchenfoliões, que assistirão a diversos shows e contarão, de novo, com o exclusivo chopp escuro, marca registrada da Festa. A intenção do governo municipal, segundo o prefeito Pedro Wosgrau Filho, é retomar as características originais da München, especialmente seu caráter de festa familiar.Uma das marcas desta edição da München é a presença da banda alemã Götz Buam, que animou as primeiras festas e que este ano, numa deferência particular ao prefeito Wosgrau Filho, concordou em voltar ao Brasil para participar da 16a. Münchenfest. Também este ano, como ocorreu em etapas anteriores, a München vai premiar sua Rainha com um carro zero quilômetro.Os shows, contratados de acordo com licitação pública, serão os seguintes:· 25/11 – Biquíni Cavadão· 26/11 – Guilherme & Santiago· 27/11 – Rouge e Edson & Hudson· 28/11 – Tijuana· 29/11 – Angra· 30/11 – Bruno & Marrone· 1º/12 – Ira· 2/12 – Ultraje a Rigor· 3/12 – Daniel· 4/12 – Kelly Key O show de hojeA banda da noite inaugural da festa, a Biquíni Cavadão, surgiu quando o Brasil era apenas tri-campeão de futebol, Ayrton Senna sequer tinha vencido uma corrida de Fórmula-1, não existiam celulares, Internet, as pessoas mal usavam computadores, os discos eram lançados apenas em vinil e os Rolling Stones haviam recentemente comemorado 20 anos de carreira. Esta incrível marca, por sinal, parecia muito distante dos planos daqueles garotos que se conheceram num colégio do Rio de Janeiro e que foram lançados em 1985 com o hit “Tédio”. O destino, porém, não tornou o Biquíni uma moda passageira. Ao longo dos anos, Bruno Gouveia (voz), Álvaro Birita (bateria), Coelho (guitarras) e Miguel (teclados) foram lançando seus discos, ora introspectivos e densos, ora certeiros e recheados de hits em lançamentos, por vezes bissextos, avessos às demandas da mídia. Foi nos shows, entretanto, que a banda desenvolveu seu modus-vivendi. Tendo feito apresentações por todos os cantos do país e até fora dele, o Biquíni sempre viveu na estrada. Incrivelmente, nunca haviam registrado um disco ao vivo até então. Por isso mesmo, o Biquíni Cavadão lança neste ano em que completa 20 anos, um CD e DVD que captam toda energia da banda em cima do palco. Produzido por Tadeu Patolla e gravado em Fortaleza, durante o festival Ceará Music de 2004, para um público de 38 mil pessoas, Biquini Cavadão Ao Vivo desfila duas décadas de sucessos que fazem parte do inconsciente coletivo, como a já citada “Tédio” e mais “Timidez”, “Impossível”, “Zé Ninguém”, “Janaína”, a sua versão de “Chove Chuva”, entre outras. O show faz parte da tour de seu CD "80", lançado em 2001 e que passou por mais de 200 cidades. Hits desta década e daquele disco também foram incluídos, como “Múmias”.As novas composições, em parcerias com Gian Fabra e Manno Góes, constatam que a veia poética e melódica do grupo se mantém firme e que o disco vai além de uma viagem ao passado. É o caso de “Dani”, que chegou a ser tema de um programa de esporte em 2004, e das baladas “Vou Te Levar Comigo” e “Quanto Tempo Demora Um Mês”. DVDBiquini Cavadão Ao Vivo é também o primeiro DVD da banda. Carlos Coelho assina a direção com Roberto Oliveira em seqüências de tirar o fôlego, outras de pura emoção. A produção celebra o prazer de se estar no palco tocando e ser tão querido por 20 anos. Nada que surpreenda. Afinal, biquínis não saem de moda nunca!