INCLUSÃO: ‘Dia D’ da Agência do Trabalhador realizou mais de 500 atendimentos

Por Millena Sartori
 
O órgão participou da mobilização que promove a inclusão social e profissional de PcDs e beneficiários reabilitados do INSS
 
Hoje (29) a Prefeitura Municipal, através da Agência do Trabalhador, participou da 4ª edição do “Dia D” de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência (PcDs) e dos beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento é promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e em Ponta Grossa superou as expectativas.

Mais de 500 atendimentos foram realizados em uma programação diferenciada, que atendeu exclusivamente a esse público e o reuniu com empresas que se enquadram no artigo 93 da Lei nº 8.213/91 – que determina que empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados.

Para o diretor da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, John Elvis Ramalho, o evento superou as expectativas. “Ficamos muito felizes em realizar mais de 500 atendimentos com esse público, pois até então tínhamos pouco mais de 300 PcDs cadastrados no nosso banco de dados”, ressalta Ramalho.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, destaca que o órgão também intermedia a contratação deste público específico durante todo o ano. “Até antes do evento nós já havíamos colocados quase 120 PcDs no mercado de trabalho apenas neste ano. Agora, com esta mobilização, o número deve aumentar, e continuaremos ofertando todas as vagas que as empresas disponibilizarem por meio da Agência”, explica Carbonar.