Escolas municipais têm novas normas para eleição de diretores

Conforme o decreto 590/2005, publicado em Diário Oficial neste sábado (26), pela Prefeitura, novas regras foram estabelecidas para a eleição de diretores das escolas municipais, que deverão ocorrer em dezembro. As principais questões contidas no decreto referem-se aos critérios para reeleição e formação. Quanto à reeleição, só será permitido à diretora ser reconduzida para o segundo mandato consecutivo. No que se refere à formação, exige-se graduação em Pedagogia ou qualificação na área da Educação em nível de mestrado ou doutorado.De acordo com a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, a definição dessas normas foi construída a partir de três fases. Primeiramente, consulta realizada a diretoras, pedagogas, professoras e funcionários das escolas municipais. Em seguida, foi constituída uma comissão consultiva com representantes do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Municipal do Fundef, do Sindicato dos Servidores Municipais, de duas Instituições de Ensino Superior e da Secretaria Municipal de Educação. Na seqüência, houve a definição do ato administrativo por parte da secretária, juntamente com o prefeito Pedro Wosgrau Filho e o secretário municipal de Administração e Negócios Jurídicos, Josué Corrêa Fernandes.