Conselho Municipal de Meio Ambiente promove primeira eleição

O Conselho Municipal de Meio Ambiente realiza nesta terça-feira (29), a partir das 13h30, no Centro de Educação Ambiental (CEA), a eleição de sua primeira diretoria, constituída pelo presidente e secretaria executiva. O conselho foi criado através da lei 7.636 de 2004. Neste ano, o texto da lei foi alterado, visando o aprimoramento de sua formatação, por meio da lei 8.182. O decreto municipal 568/2005, já publicado em Diário Oficial, institui o regimento interno do órgão, que vai nortear o funcionamento do conselho.Vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o conselho terá um papel importante de assessoramento ao governo municipal, como órgão colegiado, consultivo e também deliberativo. “Este é um momento importante, porque a partir desta data a secretaria terá este fórum para discutir com profundidade as questões de meio ambiente do município, dentro de um espírito de harmonia e interesse mútuo, sempre a bem de uma qualidade ambiental para a população”, afirma o secretário de Agricultura, Laertes Bianchessi.Para ele, a efetivação do conselho será um grande avanço para a área ambiental, já que o órgão representa a participação organizada da sociedade civil e pública. “Acreditamos que essa é a melhor forma de cuidar e conservar o meio ambiente”, ressalta Bianchessi.O secretário destaca ainda que a preocupação com a qualidade ambiental vem crescendo nos municípios brasileiros e o conselho representa um instrumento de exercício de democracia, educação para a cidadania e convívio entre os diversos setores da sociedade.