Secretaria de Agricultura leva produtores à Agroleite

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o escritório regional da Emater-PR, promove no próximo dia 11 uma excursão para a 5a Agroleite, que acontece em Castro, no Parque de Exposições Dario Macedo. Dois ônibus levarão os produtores para conhecer as novidades da feira e os últimos lançamentos do setor. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Laertes Bianchessi, a iniciativa tem a coordenação da Divisão de Qualificação da secretaria, que tem o objetivo de levar aos produtores capacitação nas áreas de tecnologia e gerenciamento, tanto na agricultura como na pecuária.“Com este trabalho, nosso objetivo é fazer com que o produtor possa angariar novos conhecimentos e melhorar os resultados em sua propriedade”, ressalta Bianchessi. Assim, são desenvolvidas pela Prefeitura ações para o aprimoramento da agricultura familiar como cursos, reuniões, palestras, excursões, visitas técnicas, dias de campo, encontros, sempre em parceria com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater, Sindicato Rural, universidades, cooperativas.A saída dos ônibus, que estão sendo viabilizados pela Prefeitura e pela Emater, através do programa Paraná 12 Meses, está marcada para as 7 horas. Um deles sai do Biscaia, passando pelo Passo do Pupo e, o outro, de Guaragi, seguindo até o viaduto do Santa Paula e o posto Rodeio.O secretário enfatiza que a Agroleite é o segundo maior evento de pecuária de leite do país. “Esta é uma excelente oportunidade para os pequenos produtores adquirirem novos conhecimentos”, considera. Além de visitar a exposição de animais, máquinas e equipamentos, os produtores passarão pela unidade de demonstração de produção de leite, onde terão acesso a informações sobre genética animal, nutrição e alimentação animal, padrões de qualidade do leite, utilização de máquinas e equipamentos, ordenha, entre outros tópicos. A excursão é gratuita e maiores informações podem ser obtidas pelo fone 3220 1124, na Prefeitura, ou pelo 3224 8787, na Emater.