Secretária recebe representante de adolescentes

A secretária municipal de Educação, Zélia Maria Lopes Marochi, recebeu em seu gabinete Danilo Felipe Chequer Zardo, de 17 anos, que é delegado eleito para a Conferência Municipal, Macroregional e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, e portanto vai representar o município de Ponta Grossa ma 6a Conferência Nacional, que acontece em Brasília no período de 12 a 15 deste mês. O jovem delegado de Ponta Grossa – que é deficiente auditivo – conversou com a secretária através da intérprete Clarice de Fátima Schulmeister. Ele defendeu a importância da divulgação da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, para os profissionais de todos os setores, e a inclusão da disciplina específica de Libras nas escolas. Essa é, por sinal, a proposta que Danilo defendeu nas conferências municipal e estadual, e que levará para a Conferência Nacional.Durante o encontro, de que participou também a advogada Soraia Duarte Chequer Zardo, presidente da ACAp do Centro Paranaense de Reabilitação Auditiva e da Fala “Geny de Souza Ribas”, a secretária Zélia Marochi incentivou Danilo a continuar a “desbravar a história”, como pessoa portadora de necessidades especiais, demonstrando “coragem no enfrentamento das dificuldades”. Zélia mencionou que quando esteve à frente de uma instituição particular de ensino, exatamente aquela em que Danilo cursou o ensino fundamental, já acolhia crianças com necessidades especiais, e que acredita ser o sistema regular de ensino o espaço em que todos devam ser inseridos. Danilo disse à secretária que estuda ainda hoje numa escola regular da rede particular de ensino, e que no início experimentou grande dificuldade, por ser o único aluno com deficiência auditiva. A situação, de acordo com o relato do jovem, mudou radicalmente depois que três professores fizeram o curso de Libras. Ele mesmo tem ensinado a língua de sinais aos seus colegas, e mantém uma rotina o mais normal possível: no último domingo, participou do Processo Seletivo Seriado, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em busca de uma vaga no ensino superior.CONFERÊNCIADa 6a Conferência Nacional devem participar, entre delegados adultos e adolescentes, 1 400 pessoas, convidados nacionais e estaduais e, só do Paraná, 45 delegados. De Ponta Grossa participam Danilo, como delegado representando os adolescentes e a assistente social Maria Czekalski.Na visita que fez à secretária Zélia, Danilo esteve acompanhado por sua mãe, Soraia, e pela diretora do Centro “Geny Ribas”, professora Ione Antunes. A mãe do jovem destacou que irá acompanhar seu filho, como já fez em Faxinal do Céu, na Conferência Estadual, e que ele “é o único com deficiência a representar o Estado”, condição que não a surpreende, porque ele tem sido sempre incentivado pela família, profissionais da área, amigos e membros da Igreja a exercer plenamente sua cidadania.(Box)O que é a conferênciaA Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente está sendo promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria-Geral da Presidência da República. o evento acontece em Brasília, de 12 a 15 deste mês, com o tema “Participação, Controle Social e Garantia de Direitos – Por uma política para a Criança e o Adolescente”. O encontro terá lugar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.No total, participarão da Conferência 1 069 delegados de todos os Estados, 56 do Conselho Nacional e 200 convidados, além de representantes de organismos internacionais.Segundo definição do Conselho Nacional, cada Estado será representado por no mínimo 22 delegados, entre representantes dos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente; de Conselhos Tutelares; de órgãos governamentais e de entidades não-governamentais. Cada representação estadual ou distrital terá a participação de quatro delegados adolescentes.