Prefeitura realiza abertura dos eventos em comemoração ao Dia do Idoso

Por Ana Bitencourt Maravieski

Na tarde de hoje (21) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizaram a abertura dos eventos em comemoração ao Dia do Idoso – 1º de outubro. A solenidade contou com a palestra do médico geriatra Marcos Cabreira no Centro de Convivência do Idoso (Cecon), no bairro Nova Rússia.

As atividades em comemoração à data contarão com encontros dos participantes dos Cecon da cidade para algumas ações conjuntas. Amanhã (22) acontecerá uma caminhada da inclusão social na Praça Barão de Guaraúna, às 9 horas. Além de baile para os usuários do Centro e gincana de encerramento das atividades.

A vice-prefeita Elizabeth Schmidt, ministrou a abertura do evento. “É importantíssimo estarmos aqui iniciando as comemorações do Dia do Idoso. Eu penso que a conscientização da idade está dentro da nossa cabeça, isso é o mais importante de tudo, porque não temos limites, nós construímos a nossa felicidade, sendo jovens ou idosos”, declarou Elizabeth.

O evento de abertura começou com uma apresentação da Fanfarra do Cecon, que conta com 40 integrantes e é a primeira banda de idosos do Paraná. Glaci Camargo participa da fanfarra há anos e diz adorar as atividades das quais participa no Cecon. “Já fui baliza, carreguei bandeira e agora toco surdo. Gosto muito das ações em comemoração ao Dia do Idoso, porque aprendemos bastante aqui. Moro sozinha e preciso ter cuidado em casa para não me machucar. Também podemos aproveitar as outras atividades, como a gincana, vou jogar boliche e bola ao cesto”, comenta Glaci.

O médico geriatra, Marcos Cabreira, é professor de medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e participa de atividades voltadas aos idosos. “Hoje quis mostrar a eles importância de a gente entender o potencial dos idosos e que o envelhecimento não é necessariamente ruim, mas é algo que necessita responsabilidade e cuidado. E, assim, tirar dessa fase a melhor possível”, afirma Cabreira.

Centro de Convivência do Idoso

Aos idosos que tiverem interesse em participar de atividades como hidroginástica, baile, confraternizações, entre outras, o Centro de Convivência do Idoso (Cecon) Nova Rússia fica na praça Getúlio Vargas. O telefone para contato é: 3223-8514.

Programação das atividades em comemoração ao Dia do Idoso

22/09 – Caminhada da Inclusão Social;
Local: Praça Barão do Rio Branco, às 9 horas;
27/09 – Encontro com participantes do Cecon Nova Rússia;
Local: Praça Getúlio Vasrgas, às 13h30;
02/10 – Conscientização à população referente a vaga de estacionamento da pessoa idosa;
Local: esquina do Correio, pela manhã e tarde;
03/10 – Baile dos Idosos
Local: Cecon Nova Rússia,
04/10 - Encontro com participantes do Cecon São Franscisco de Assis e Cecon Santa Luzia;
Local: rua Gaivota, sem número – Borato, às 13h30;
05/10 – Caminhada pelas ruas do bairro Nova Rússia, às 8h30;
09/10 – Encontro com participantes do Cecon Santa Rita de Cássia;
Local: rua Nestor Borba, número 500, às 13h30;
19/10 – Encontro com participantes do Cecon Irmã Gaudia Kuschka;
Local: rua Alfredo Bochnia, número 500 – Parque Tarobá, às 13h30;
23/10 – Encontro com participantes de Cecon Santa Paula;
Local: rua Butieiro, número 209, às 13h30;
26/10 – Encontro com participantes do Cecon Cará- Cará;
Local: rua Carajás, número 755, às 13h30;
01/11 – Encontro com participantes do Cecon Raio de Sol da Vila Cipa;
Local: rua Desembargador Westphalen, sem número, às 13h30;
08/11 – Encerramento com gincana e confraternização;
Local: Cecon Nova Rússia, às 14 horas.