Controladoria implanta sistema para orientação à entidades

Por Ana Bitencourt Maravieski

Na tarde de hoje (21) a Controladoria Geral do Município (CGM) realizou um treinamento para apresentar a atualização do sistema de transferência voluntária aos representantes de entidades ponta-grossenses. A plataforma criada pela CGM tem como finalidade acompanhar a prestação de contas de cada instituição e auxiliar para minimizar possíveis penalidades sofridas pelas associações. A atividade realizada no Auditório da Escola Municipal Claudio Goncalves Guimarães.

Com o novo sistema de transferência voluntária a CGM poderá analisar a prestação de contas e orientar cada situação das entidades. Depois da fiscalização, as associações poderão encaminhar diretamente ao Sistema Integrado de Transferências (SIT) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Paraná, evitando possíveis notificações do TCE.  “Optamos por uma estrutura de controle mais eficaz, com isso, prestaremos apoio aos presidentes de entidades. Isso facilitará à prestação de contas realizada por cada instituição bimestralmente”, explica o controlador do município, Lauro Costa.

A fiscalização do TCE foi atualizada e as demandas requeridas pelo órgão estão cada vez mais específicas, como relata o controlador. “Percebemos que, por vezes, em decorrência de uma desatenção, as entidades acabavam sofrendo penalidades, por isso nos colocamos à disposição para auxiliar as associações”, disse Costa.

O presidente da Colmeia Espírita Cristã Abegail, Luiz Carlos Pedroso, aprovou a iniciativa. “Isso é muito importante para nós, porque houve muitas dúvidas em relação a como preencher o SIT, algumas entidades até começaram a ser punidas por erros de lançamento no sistema. Agora, com esse treinamento ficará bem melhor e mais fácil porque os dados serão analisados antes de enviarmos ao TCE”, finaliza Pedroso.