SOS e Prefeitura entregam carrinhos a catadores

O Serviço de Obras Sociais (SOS) e a Prefeitura entregaram, nesta segunda-feira (12), 10 carrinhos para catadores interessados em trabalhar com a coleta de lixo reciclável. A entrega foi feita pela presidente do SOS, Maria Isabel Ramos Wosgrau, e pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Bianchessi, na Acamar - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ponta Grossa (Vila Ana Rita). Dos 10 carrinhos disponíveis, 5 já foram repassados a catadores. Eles assinaram um Termo de Responsabilidade de Uso, pois os carrinhos foram doados à Acamar. Os outros carrinhos serão entregues conforme o surgimento de interessados.O secretário destacou a importância da ajuda do SOS – que viabilizou os carrinhos – e o apoio que a Prefeitura vem garantindo aos catadores. “Estamos dando passos firmes para avançar”, disse Bianchessi. Ele enfatizou o aspecto social desse trabalho, que vai além da questão ambiental, pois visa o apoio aos catadores do município. O secretário revelou ainda que a Acamar receberá, dentro de poucos dias, o título de Utilidade Pública, o que facilitará a realização de convênios.Maria Isabel atribuiu a viabilização dos carrinhos à união de forças entre a secretaria e o SOS. “Queremos fazer mais, ajudando periodicamente essas famílias”, enfatizou a primeira-dama. Ela acrescentou ainda que é importante que as pessoas que se envolverem nesse trabalho tenham o mesmo ideal.SATISFAÇÃOEntre os catadores que retiraram os carrinhos, 3 fazem parte do grupo de ex-garimpeiros do aterro do Botuquara. Maria Rita Conceição Silva é uma delas. Moradora da Vila Rubini, ela ficou satisfeita em receber o carrinho. “Pra mim está ótimo, porque eu sempre trabalhei com isso”, disse. Também receberam o carrinho Ângela de Lima Ribeiro, Célia Aparecida de Lima, Ana Paula Dezentenk e Auzenir de Moura Brizido.O secretário aproveitou a oportunidade para destacar que os associados devem pensar no trabalho conjunto, deixando as desavenças de lado. Segundo ele, a Acamar conta hoje com cerca de 200 catadores associados e que a vinculação desse grupo à associação deve-se aos preços praticados, melhores e mais justos.Uma das coordenadoras de Ação Ambiental da Prefeitura, Andréa de Oliveira, lembrou que o compromisso da Prefeitura é dar apoio no sentido coletivo e não individual. Segundo ela, inicialmente houve interesse dos catadores em trabalhar com carrinhos de coleta, por isso a Prefeitura viabilizou o equipamento. Outros 25 carrinhos serão repassados nos próximos meses. Nesta terça-feira, será realizada uma reunião com os integrantes do grupo que recebeu os carrinhos, para definir o local em que será feita a coleta do material, que será encaminhado à Acamar. Na seqüência, de acordo com o interesse dos catadores, serão implantados núcleos de coleta do material.