Concerto de Natal marca inauguração do Cine-Teatro Ópera

Um Concerto de Natal com a cantora lírica Denise Sartori e o violonista e compositor Jaime Zenamon será a atração da noite de inauguração do Cine-Teatro Ópera, nesta quinta-feira (15), às 21 horas. A solenidade de inauguração será presidida pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho e contará com a presença do governador Roberto Requião. Denise e Zenamon estão juntos no palco pela primeira vez, através da programação Concertos de Natal Brasil Telecom. Ponta Grossa é a primeira cidade a receber o concerto, que segue em turnê por Maringá (dia 17), Campo Mourão (dia 18), Cascavel (dia 20) e Curitiba (dia 22). O repertório escolhido pelos músicos, que já são amigos há muitos anos, e que foram estimulados pelas festividades de fim de ano, é de canções natalinas. “Pensamos em um repertório leve. É o primeiro passo para que toquemos mais juntos e possamos desenvolver o duo”, diz Zenamon. No programa estão clássicos como “Greensleaves”, “White Christmas”, “Summertime”, bem como a música “nigro” americana como “Go tell on the mountain”, “Deep river” e “Amazing Grace”. Ainda, duas músicas do violonista: “Quem ama inventa”, com letra do poeta Mário Quintana, e “Homenagem a Maurice Ravel”, escrita para violão solo.Para a presidente da Fundação Cultural, Elizabeth Schmidt, o concerto está à altura do grande momento que a inauguração do Ópera representa para a vida cultural da cidade. A turnê tem patrocínio da Brasil Telecom e curadoria de Álvaro Colaço Produções.MÚSICOSDenise Sartori graduou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e deu continuidade aos seus estudos na Inglaterra, concluindo o curso de pós-graduação no Royal Northern College of Music, onde depois concluiu seu mestrado, sob a orientação do renomado barítono inglês Neil Howlett. É vencedora de vários concursos, entre eles o Concurso Nacional Pavarotti, sendo a única brasileira a participar em 1992 do concerto de gala promovido pelo tenor no Philadelphia Opera Theatre. Participou por dois anos consecutivos do tradicional concerto The Last Night of the Proms, em Manchester e cantou no Royal Theatre em Londres, no Covent Garden Festival, sob orientação da soprano Gweeneth Jones. Entre os papéis de ópera que representou estão Rosina (O Barbeiro de Sevilha), Carmen (Carmen), Amneris (Aida), Phaedra (Phaedra) e Magdalena (Rigolleto). Paralelamente à carreira de cantora, Denise dedica-se ao ensino do canto e é atriz. Chegou a participar da novela “Laços de Família”, da Rede Globo de Televisão, exibida em 2000/2001 e reprisada em 2005.Jaime Mirtenbaum Zenamon é compositor, maestro e concertista. Radicou-se em Berlim, Alemanha, a convite da Escola Superior das Artes, onde foi professor docente de 1980 a 1992. Nesse ano retornou a Curitiba, onde na década de 70 esteve como professor quando da criação do curso de violão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Compositor de prestígio, sobretudo com suas obras para violão, em maio de 1996, a pedido da Orquestra Sinfônica de Berlim, Zenamon compôs a música Orakrl, para violino e orquestra sinfônica. Em agosto de 2000 regeu sua própria obra na Orquestra Sinfônica de Berlim. Possui oito discos gravados, com destaque para “O Preço da Paz”, trilha sonora do filme, lançado em 2004, no qual Jaime aparece como compositor, violonista e regente da Orquestra Sinfônica de Berlim. Em 2005 gravou CD, ainda a ser lançado, em trio com o percussionista Caíto Marcondes e o violinista Tracy Silverman.