Incentivo do SOS a consultas pós-parto garantiu entrega de mais de 300 cestas

O Serviço de Obras Sociais (SOS) entregou na manhã desta quarta-feira (14) 77 cestas de alimentos para mulheres que realizaram a consulta pós-parto na rede pública de saúde. Com isso, o número de cestas entregue em dezembro chega a 155, totalizando mais de 300 cestas no semestre. O programa de incentivo foi lançado pela presidente do SOS, Maria Isabel Ramos Wosgrau, no mês de julho. Os números alcançados neste primeiro semestre de desenvolvimento do programa deixaram a equipe do SOS satisfeita. “O resultado foi muito bom, pois segundo dados do Centro Municipal da Mulher, o interesse pela consulta pós-parto aumentou bastante”, comenta Márcia Daros, assistente social do SOS.Durante o lançamento do programa, Maria Isabel enfatizou que além da parceria com a Rodonorte na realização do programa Parto Humanizado, o SOS viu a necessidade de incentivar as mulheres a continuarem com o acompanhamento médico. “A meta é sensibilizar as mulheres sobre a importância da consulta pós-parto”, frisou. Márcia acrescenta que essa ação corresponde ainda a mais uma etapa do programa de Humanização do Parto no pré-natal e nascimento, do governo federal. A cesta entregue nesta quarta-feira foi preparada de forma diferenciada, com produtos variados como caixas de creme de leite e pudim, pacotes de suco, macarrão, bolachas, latas de pêssego em calda, goiabada, molho de tomate.PÓS-PARTODe acordo com a coordenação de Ginecologia e Obstetrícia do Instituto de Saúde Ponta Grossa, a consulta pós-parto é fundamental para a saúde da mulher. O exame contempla três fatores importantes: se há alguma pendência em relação à gestação e parto; se a amamentação está transcorrendo normalmente; orientações sobre as formas de anticoncepção, além de uma avaliação geral da saúde da mulher. É importante que a paciente retorne durante os primeiros 30 dias após o parto.