Controlador Geral entrega projeto do Compliance para o Ministério Público

Por Gustavo Ban

Objetivo foi reforçar o compromisso do município com o programa em implantação

Na tarde desta quarta-feira (20), o Controlador Geral do Município, Lauro Costa, e representantes da equipe da controladoria apresentaram o projeto das Unidades de Gestão e Compliance (UGC) para o Promotor de Justiça Dr. Marcio Pinheiro Dantas Motta. O programa de Compliance foi assinado pelo prefeito Marcelo Rangel no último dia 14 e em decreto publicado no Diário Oficial de hoje (20).

Além da entrega do projeto, o encontro teve como objetivo promover o compromisso entre o município e o Ministério público. Durante a conversa, o Promotor de Justiça informou que irá acompanhar e colaborar com o processo de implantação do Compliance no âmbito municipal e elogiou a iniciativa do prefeito e da controladoria com a implantação do programa.

De acordo com Marcio Pinheiro Dantas Motta, em Ponta Grossa o trabalho realizado é de antecipação e, depois de aplicado integralmente, servirá como mecanismo que vai ao encontro de melhorias para o serviço público. Em concordância, o Controlador Municipal informou se tratar de um trabalho de continuidade de ações já realizadas pela controladoria, e de prevenção, com foco, primeiramente, na folha de pagamento, contratos e patrimônios, e em um segundo momento focalizar na analise dos riscos individuais de cada Secretaria.

Na próxima sexta-feira (22), o projeto de Compliance será apresentado em reunião para todos os secretários municipais para que, na sequência, sejam capacitados os Diretores Administrativos e, assim, continuada a implantação do programa. Além disso, de acordo com Lauro Costa, todo o processo será registrado e documentado no Portal da Transparência, com a intenção de ampliar o acesso público às informações da cidade. Em 2018, Ponta Grossa conquistou a quinta melhor avaliação, entre os 399 municípios do Paraná, na 'Escala Brasil Transparente) (EBT) - Avaliação 360º.