Ópera será marco da cultura, diz Wosgrau

“É uma satisfação enorme ver a reabertura das portas do Ópera. A comunidade artística de Ponta Grossa passa a ter um espaço à sua altura, um espaço para o desenvolvimento da cultura local.” A afirmação foi feita pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, durante a solenidade de inauguração do Cine-Teatro Ópera, na noite de quinta-feira (15). A cerimônia foi acompanhada pelo governador Roberto Requião, que também destacou a importância do teatro para a cidade. “Que este seja o espaço do desenvolvimento das artes em Ponta Grossa”, afirmou ao anunciar um convênio entre o município e a Fundação Teatro Guaíra, que vai garantir a vinda de espetáculos e turnês nacionais ao palco do Ópera.O governador assinou o Termo de Doação do teatro ao município de Ponta Grossa, oficializando assim a conclusão das obras e a entrega do espaço. Para a presidente da Fundação Cultural Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, a noite foi um marco para a cidade. “Este edifício está impregnado com a cultura local”, enfatizou, ao fazer um resgate da história do Ópera, salientando o clima de nostalgia que o local traz para muitas pessoas.Elizabeth destacou a atitude de Carlos Masini – idealizador do cine Ópera, inaugurado em 1950 – fazendo um convite à classe artística ponta-grossense para que dê continuidade a essa história. “Sua idéia há de ser valorizada e há de ser preservada”, afirmou. A presidente da Fundação Cultural lembrou ainda o trabalho da administração anterior para o tombamento e revitalização do prédio. Da mesma forma, o prefeito Pedro Wosgrau falou do empenho de seu antecessor, o que mereceu um comentário de Requião. “É a volta da civilidade à política. A continuidade da obra do prefeito anterior representa a união de forças para a realização de um projeto de evolução para a cidade”, disse.A placa de inauguração foi descerrada pelo governador e pelo prefeito, acompanhados pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Neto, e pela primeira-dama de Ponta Grossa, Maria Isabel Ramos Wosgrau.ESPETÁCULOA noite foi encerrada com um Concerto Natalino com a cantora lírica Denise Sartori e o violonista e compositor Jaime Zenamon. O duo executou canções de Natal e clássicos, abrindo em Ponta Grossa uma turnê que chegará a outras quatro cidades do Paraná. No próximo dia 20, será realizada no teatro, pela Prefeitura, a cerimônia de formatura do curso de Operadores de Máquinas de Costura para o Vestuário, às 16 horas. No dia 21, será a vez da Orquestra de Câmara Campos Gerais se apresentar no palco do Ópera, com a obra “Glória”, de Vivaldi.O Cine-Teatro Ópera conta com três auditórios, sendo que o principal – Álvaro Augusto da Cunha Rocha – conta com cerca de 700 lugares. O investimento nas obras de restauração, realizadas pelo Paraná Cidade e iniciadas em 2002, foi de R$ 5 milhões.