Curso de operador de máquinas de costura forma primeira turma

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, realiza nesta terça-feira (20), às 16 horas, no Cine-Teatro Ópera, a solenidade de formatura da primeira turma de alunos do curso de Operador de Máquinas para Costura de Peças do Vestuário. Receberão o certificado de conclusão do curso 240 alunos. “Temos a certeza que transferimos às pessoas conhecimentos básicos para seu desenvolvimento no setor de confecção e vestuário”, avalia o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak.O curso, ministrado pela Fundaces – Fundação Cultural e Educacional Cescage –, teve início em setembro e compreendeu 180 horas, sendo 40 horas de conteúdos teóricos sobre a área de Gestão Empresarial e Corte e Costura e 140 horas de aulas práticas, quando os alunos aprenderam a operar máquinas de costura reta e overloque, e receberam noções de modelagem.Como resultado do curso, Simão aponta a confecção de mais de 4 mil peças, encaminhadas principalmente ao Hospital da Criança. O secretário enfatiza ainda a iniciativa de vários grupos de trabalho que estão buscando a organização por meio da formação de associações e cooperativas, com apoio da secretaria de Qualificação Profissional, através do Departamento de Geração de Emprego e Renda, e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, por meio do Departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial.PÓLO DE CONFECÇÕESPara a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro, a formatura de profissionais na área de costura representa os primeiros resultados do trabalho da administração municipal para o fortalecimento do setor, visando a formação do pólo de confecções. A secretária enfatiza que o governo municipal já está propiciando opções no mercado de trabalho para essas pessoas, por meio das Lojas Rotativas. “Com isso, estamos oportunizando que esses profissionais tenham espaço para atuar”, considera.