Prefeitura forma primeira turma em operadores de máquinas de costura

Será realizada nesta terça-feira (20), às 16 horas, no Cine-Teatro Ópera, a formatura da primeira turma de alunos do curso de Operador de Máquinas para Costura de Peças do Vestuário. Receberão o certificado de conclusão do curso 240 alunos. O curso é uma promoção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional. Em 180 horas de curso, ministrado pela Fundaces – Fundação Cultural e Educacional Cescage –, os alunos desempenharam as atividades necessárias para a capacitação. “Temos a certeza de que transferimos às pessoas conhecimentos básicos para seu desenvolvimento no setor de confecção e vestuário”, avalia o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak. Além de conteúdos teóricos sobre Gestão Empresarial e Corte e Costura, os alunos fizeram 140 horas de aulas práticas, quando aprenderam a operar máquinas de costura reta e overloque, e receberam noções de modelagem.Como resultado do curso, Simão aponta a confecção de mais de 4 mil peças, encaminhadas principalmente ao Hospital da Criança. O secretário enfatiza ainda a iniciativa de vários grupos de trabalho que estão buscando a organização por meio da formação de associações e cooperativas, com apoio da secretaria de Qualificação Profissional, através do Departamento de Geração de Emprego e Renda, e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, por meio do Departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial.PÓLO DE CONFECÇÕESPara a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro, a formatura de profissionais na área de costura mostra os primeiros resultados do trabalho da administração municipal para o fortalecimento do setor, visando a formação do pólo de confecções. A secretária enfatiza que o governo municipal já está propiciando opções no mercado de trabalho para essas pessoas, por meio das Lojas Rotativas, instaladas no Centro da cidade. “Com isso, estamos oportunizando que esses profissionais tenham espaço para atuar”, considera.