Formatura marca início de implantação do pólo de confecções

Foi realizada pela Prefeitura, na tarde desta terça-feira (20), no Cine-Teatro Ópera, a solenidade de formatura da primeira turma de alunos do curso de Operador de Máquinas para Costura de Peças do Vestuário. Receberam o certificado de conclusão do curso 240 alunos. “Este é um dia histórico, que marca o início efetivo do pólo de confecções em Ponta Grossa”, enfatizou o prefeito Pedro Wosgrau Filho. O prefeito enalteceu a importância do envolvimento da sociedade para a criação de alternativas de geração de emprego e renda, garantindo um futuro melhor para a população.O curso é promovido através da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, com parceria da Fundação Cultural e Educacional Cescage – Fundaces. Durante a solenidade, foi realizado um desfile com os modelos de peças confeccionadas pelos alunos, como jalecos, conjuntos para uniformes, pijamas infantis, camisetas e tip top. Ao todo, foram confecionadas durante o curso mais de 4 mil peças que foram doadas ao Hospital da Criança. A entrega simbólica das peças também foi realizada durante a cerimônia. O trabalho contou ainda com parceria da Receita Federal, que fez a doação de tecidos para utilização na parte prática do curso.Para o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, a formatura representa um “sonho realizado”. Segundo ele, a qualificação dessa primeira turma já gerou um aumento de 20% no número de preenchimento de vagas na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa. “Nosso objetivo é a busca do resgate da dignidade do cidadão, através do trabalho”, destacou.“Através da Secretaria de Qualificação Profissional, mais cursos serão realizados e, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, buscaremos novos parceiros para a geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito. Uma nova turma formada por 90 alunos já iniciou o curso de Operador de Máquinas de Costura para o Vestuário em 5 de dezembro. Outra turma, com mais 60 alunos, deve iniciar as aulas em fevereiro, além de outros 60 alunos que iniciarão o curso de Modelagem, em janeiro. “Queremos dar oportunidades a todos os interessados, fazendo com que as pessoas vençam pelo trabalho”, salientou Wosgrau.