VOE certifica terceira turma e já anuncia selecionados para nova aceleração

Por Mariana Galvão Noronha

O programa teve a duração de quatro meses e envolveu técnicas focadas na gestão da empresa e em inovação; 71 empreendimentos já foram acelerados

A Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, da Secretaria Municipal da Fazenda, realizou hoje (25) a cerimônia de certificação da terceira turma de microempreendedores individuais (MEIs) participantes da aceleradora de negócios Voe, inciativa inédita da Prefeitura de Ponta Grossa, com o apoio de parceiros locais. Com a certificação de mais 21 empreendedores nesta tarde, já chega a 71 o número de empresas participantes do programa de aceleração.

“O programa VOE é mantido por meio de importantes parcerias com empresas e instituições locais, proporcionando aos pequenos empreendedores acesso a um programa que tem foco no autoconhecimento, na capacitação e na inovação. A aceleradora de negócios é uma das iniciativas que fazem de Ponta Grossa um dos celeiros de inovação no Paraná e no Brasil. Este ano teremos mais uma turma, selecionados em meio a mais de 100 inscrições que recebemos. Mostra o sucesso da proposta, já em seu segundo ano”, avalia a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tonia Mansani.

A VOE é um programa de aceleração de negócios focado em Microempreendedores Individuais, dividido em três etapas: ‘Conhecendo seu negócio’, onde esclarece as diferentes faixas de tributação do crescimento e de crédito e a importância da marca para o negócio; ‘Construindo e planejando seu modelo de negócio’, em que auxilia a identificar o modelo de negócio ideal e qual o diferencial de negócio; e ‘Validando o crescimento do seu negócio’, com foco na transição de MEI para uma microempresa (ME). Para isso, durante quatro meses, são realizadas capacitações, workshops e mentorias.

“Inovação, capacitação e autoconhecimento. São os conceitos que fizeram parte desses 4 meses, que nos tornaram melhores como empresários e como pessoas. Nos tornamos mais organizados, focados, determinados, capacitados e motivados a continuar nosso sonho. A melhor parte é saber que não estamos sozinhos, temos um município que incentiva e apoia, visionando uma cidade mais próspera e moderna. Foi uma experiência única, e saímos com a certeza de estarmos prontos para qualquer desafio que venha surgir”, relatou Kassiele Skeika, uma das empreendedoras certificadas na solenidade, representando toda a turma.

A promoção é da Secretaria Municipal da Fazenda, através da Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, e conta com a parceria do Sebrae, HubUp Coworking, Aclive Marcas e Patentes, Agência Ade!, Porto Bureau, Orloski Coaching, ACIPG e HR Gestão Contábil. Os parceiros também foram homenageados na solenidade, com reconhecimento pelo papel que desempenham no desenvolvimento das empresas selecionadas para o programa de aceleração.

“São essas parcerias que fazem muita diferença na aceleração das empresas. Ser MEI é muito positivo aos empreendedores: sair da informalidade, contribuir com a previdência e contribuir com o Município. Mas o que nós queremos mesmo é que eles prosperem ainda mais e tenham condições de se tornar uma grande empresa e caminhar sozinho. Hoje estamos aqui certificando mais 21 empresários, que querem se tornar maiores, progredir, garantindo a geração de renda e novas oportunidades para a cidade”, comento o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

A Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação aproveitou a cerimônia de certificação para já divulgar os negócios selecionados para a quarta turma da aceleradora VOE, que terá início no mês de agosto. Desde o início do programa, em 2018, já foram certificados 71 empreendimentos locais. O anúncio das selecionadas foi feito pelo prefeito Marcelo Rangel.

“É uma grande alegria vermos, mais uma vez, um projeto de inovação da Prefeitura, crescer e estar transformando a vida de tanta gente. Este tipo de apoio e incentivo aos negócios locais é o caminho para muitos empreendedores sairem da crise, fugir do desemprego. E com a aceleração, esperamos multiplicar as oportunidades de trabalho na nossa cidade, com negócios prósperos e bem preparados para os desafios do mercado”, destacou Rangel.

Confira os selecionados para a próxima turma de aceleração:

• Alessandra Fagundes Hair Designer
• Antonio Maurício Iensen