Carnê do IPTU vai indicar existência de débito antigo

Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Ponta Grossa, que devem começar a receber entre hoje e amanhã os carnês pelo correio, terão uma informação adicional este ano. Aqueles contribuintes cujos imóveis estão em débito junto ao município – seja por falta de pagamento do IPTU ou de qualquer taxa ou tributo incidente – receberão uma anotação, no verso da contracapa de seus carnês, de que aquele imóvel tem débitos pendentes. Segundo o diretor do Departamento de Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Bruno Garofani, essa inclusão vinha sendo cobrada tanto pelos contribuintes quanto pela Câmara Municipal, e foi feita por determinação do secretário Angelo Mocelin.Também segundo o diretor da Receita, ainda ontem os carnês foram encaminhados pela gráfica à Prefeitura que fez a remessa do material ao Centro de Triagem e Distribuição dos Correios, para sua distribuição domiciliar. Bruno Garofani lembra que os contribuintes devem aguardar a entrega do carnê em suas residências até dia 23 de janeiro. Se – e somente nesse caso – não tiverem recebido os carnês, devem procurar a Prefeitura Municipal para retira-los. O prazo para pagamento da primeira parcela, ou da quota única, está mantido e não será prorrogado. Quem optar pelo pagamento à vista, fazendo jus ao desconto de 20%, ou preferir fazer o pagamento a prestação, terá até o dia 8 de fevereiro para isso.A entrega de carnês pela prefeitura, no dia 23 de janeiro, provavelmente terá sua sistemática alterada. Até o ano passado, os carnês que não haviam sido distribuídos pelo Correio eram entregues no Salão Nobre. Como aquele espaço foi desmobilizado, cedendo lugar às repartições da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, a Secretaria de Finanças está avaliando as opções existentes, para definir qual o melhor ponto – em termos de acesso público, comodidade e agilidade – para fazer essa distribuição. Não está descartada a utilização de um espaço alternativo, como uma área fora do edifício-sede da administração. De qualquer forma, lembra o diretor do Departamento de Receita, “o contribuinte terá toda informação a esse respeito e todas as facilidades para fazer o pagamento. Mas ninguém deve contar com uma ampliação no prazo de pagamento; o governo não trabalha com essa hipótese”.