COMPROMISSO: Prefeitura assina protocolo de intenções para doação de área a ASPM

por Rafisa Ramos

Na tarde desta terça-feira (18) o prefeito municipal, Marcelo Rangel, realizou uma cerimônia para assinatura de dois documentos que darão um novo espaço recreativo para a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (ASPM - PG). O primeiro documento foi um protocolo de intenções e o segundo foi o decreto nº 16.984 referente a permissão de uso da área que será doada, até que os trâmites do poder executivo e legislativo estejam finalizados.

Recentemente a ASPM utilizava uma área ligada ao Aeroporto Municipal Comandante Antônio Amilton Beraldo, popularmente conhecido como Aeroporto Sant’Ana, mas a mesma terá que ser utilizada para implantação do sistema de pouso e decolagem por meio de instrumentos de navegação, neste caso será necessário a ampliação de faixa de segurança, sendo, para voos visuais, 70 metros, e para voos por instrumentos, 140 metros.

“Para que este avanço no Aeroporto pudesse acontecer, tivemos a colaboração de muitas pessoas, inclusive dos membros do ASPM. Para atender as recomendações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), foi necessário ampliar a faixa de segurança nas duas laterais da pista de pouso, sendo que de um lado o município está realizando a desapropriação de três áreas particulares e do lado era onde ficava localizada a sede da ASPM. Por isso foi necessário encontrar outra área para a sede”, explica o prefeito Marcelo.

O protocolo de intenções, bem como o decreto, tem como objetivo realocar a sede da ASPM, e também o funcionamento da estrutura para atendimento de seus associados, que são os servidores públicos municipais. A área doada está localizada no Núcleo Santa Mônica, bairro do Jardim Carvalho, com área total de 64.001,89 m², próximo ao Parque Eco Tecnológico Professor Sergio Escorssin. “Além de termos está intenção de doação também faremos ou daremos recurso para a construção de um salão social, que será usado nas atividades da associação”, ressalta Rangel.

Durante a cerimônia foi destacada a possibilidade de repasse dos recursos não utilizados do orçamento da Câmara Municipal para auxiliar a construção das novas benfeitorias. “Nós também faremos uma colaboração aos servidores municipais e para a toda comunidade que utilizará o novo espaço. Todo ano realizamos a devolução de valores para o executivo, recursos que não utilizados e também economizamos, nós gostaríamos que parte desta verba fosse utilizada para ajudar a construir esta nova história”, comenta o presidente da Câmara, Daniel Milla.

Para o presidente interino da ASMP, Emanuel Penteado, foi um dia histórico. “Hoje estou muito alegre e motivo. Gostaria que nosso verdadeiro presidente estivesse aqui para participar de tamanha conquista. Conseguimos pleitear uma área maior para construir nossa história, história que começou há anos. Hoje teremos um espaço que atenderá não apenas servidores, mas estudiosos da rede municipal e quem mais quiser conhece o local. É muito gratificante ter este reconhecimento no trabalho realizado pela equipe”, comemora o presidente em exercício.