Iniciadas obras de recuperação do Ginásio de Esportes Borell du Vernay

Desde segunda-feira estão sendo realizadas as obras de recuperação do Ginásio de Esportes Borell du Vernay, fechado desde setembro de 2003. Com cerca de meio século de existência, o principal palco do basquetebol paranaense sofre com a ação do tempo e a falta de manutenção. Uma verba federal de R$ 100.000,00 foi destinada pela deputada Selma Schons já há algum tempo, mas somente no ano passado, graças à intervenção do prefeito Pedro Wosgrau Filho, pôde ser liberada, com contrapartida de R$ 40.000,00 da Prefeitura Municipal.Nesta primeira fase da reforma, acontecerá a troca de telhas e a vedação do telhado, além da recuperação da estrutura de madeira e a restauração da quadra, com o conserto da cerca e dos banheiros, além de uma pintura geral nas instalações do ginásio. O prazo para a conclusão dos serviços é de 120 dias.O secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, destaca a importância do “Borell” na preparação das seleções que representam Ponta Grossa nas competições oficiais do Estado, como os Jogos Abertos e os Jogos da Juventude do Paraná, assim como na realização dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) e dos Jogos Estudantis da Primavera). “A localização estratégica do ginásio, na região central da cidade, facilita o acesso do público, mas, sem dúvida, a tradição conta muito e os nossos atletas têm um carinho especial pelo ‘Borell’, que não pode mais ficar fechado.”Para a técnica Siboney Guzzo Pedroso, que integra a diretoria da Liga Desportiva de Ponta Grossa, entidade que tem a sua sede no ginásio, afirma que houve um grande prejuízo na preparação das equipes pontagrossenses nos mais de dois anos em que o “Borell” ficou interditado. “Tivemos dificuldades até para reunir as jogadoras. Além disto, não pudemos sediar jogos dos campeonatos da Federação Paranaense, o que inviabilizou a participação, por exemplo, no Estadual Adulto Feminino”, atesta a treinadora.Concluída a reforma, Siboney espera reativar as atividades da Liga Desportiva, inclusive realizando competições no adulto. “Neste ano, a Federação propôs a realização de disputas regionais, com os campeões garantindo vaga no Campeonato Paranaense. Isto somente será possível se tivermos a possibilidade de utilizar o ginásio”, diz Siboney.Oscar PereiraTambém o Ginásio de Esportes Oscar Pereira, na Rua Balduíno Taques, está passando por reformas neste mês de janeiro. Aproveitando as férias de técnicos e atletas, a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) está em obras, com a empresa Lisonda realizando a adequação do piso sintético. “Este trabalho foi feito no ano passado, mas aconteceram alguns problemas, existindo a necessidade de reparos, que serão feitos sem ônus para a Prefeitura”, afirma o diretor administrativo da SER, Eduardo da Matta.