23a FESUVA: Inscrição para candidatas termina dia 20

Estão abertas as inscrições para moças – solteiras, residentes em Ponta Grossa e com idades entre 16 e 25 anos e que tenham pelo menos o 1o grau completo – que querem concorrer ao título de Rainha da Uva de Ponta Grossa. O concurso ocorre paralelamente à 23a edição da Festa da Uva, que terá lugar no Complexo Ambiental, do dia 27 ao dia 29 de janeiro, promovido pela Associação dos Vinicultores dos Campos Gerais e pela Prefeitura de Ponta Grossa. As inscrições das candidatas devem ser feitas na sede do Sindicato Rural de Ponta Grossa – rua Theodoro Rosas, 1384 – até dia 20.Para inscrever-se, as candidatas devem apresentar original e fotocópia da Cédula de Identidade, documento que oficialize a inscrição de entidade ou empresa patrocinadora, comprovante de escolaridade e de residência, uma foto 10x15 e uma autorização expressa e registrada em cartório, dos pais ou responsáveis, para candidatas menores de 18 anos. Além disso, as candidatas vão assinar um termo de compromisso, no momento da inscrição.CONCURSODe acordo com o regulamento elaborado pelos promotores da 23a FESUVA, o concurso será promovido dia 28 de janeiro, no Complexo Ambiental, durante a Festa. A primeira etapa constará de um desfile em conjunto, de todas as candidatas e a seguir – em caráter eliminatório – um desfile individual. A partir daí serão apontadas as dez classificadas para a segunda fase, entre as quais serão escolhidas a Rainha, a Primeira e a Segunda Princesa da Festa.Todas as candidatas serão julgadas por um grupo de jurados designados pela Comissão Organizadora, que só divulgará seus nomes no início do concurso propriamente dito. Um sorteio prévio determinará a ordem de apresentação das candidatas.Para selecionar as candidatas, os jurados terão como quesito, na primeira fase – pré-seleção eliminatória, apresentação (conjunto e individual). E, na segunda etapa, simpatia, elegância e beleza. Os quesitos, de acordo com o regulamento do concurso, serão julgados e pontuados de 5 a 10, sendo vedado o fracionamento.A Comissão Organizadora vai recolher as fichas dos jurados e promover a tabulação dos resultados. Em caso de empate, será escolhida a candidata com maior número de pontos no quesito beleza. Persistindo o empate, prevalecerá a somatória do quesito simpatia e, se ainda assim o escore for idêntico, será somada a pontuação do quesito elegância.A Rainha da 23a FESUVA vai receber um prêmio de R$ 500 e mais um prêmio surpresa. A Primeira Princesa, por seu turno, receberá R$ 300 e um prêmio surpresa e a Segunda, R$ 250 e também um prêmio surpresa.A coroação e a premiação da Rainha da Uva serão efetivadas logo após o encerramento do concurso, ainda no dia 28, no recinto do Complexo Ambiental.De acordo com o regulamento, a comissão organizadora do concurso poderá modificar alguns termos do próprio regulamento a qualquer momento, notificando de imediato todas as candidatas, que assumem o compromisso de não impugnar os critérios ou resultados alcançados.As candidatas a Rainha da Uva devem apresentar-se com traje típico italiano, sem estilização, em todos os compromissos determinados pela Comissão Organizadora da festa, nos dias da própria festa ou durante a sua ‘gestão’. Todas as despesas relativas a transporte, alimentação e produção (maquiagem, cabeleireiro, etc.) de todas as candidatas, ficarão a cargo das próprias candidatas ou de seus patrocinadores.Depois de eleitas, a Rainha e as Princesas da Uva ficarão comprometidas a participar de todos os eventos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, se convocadas, bem como participar da divulgação da edição seguinte da festa, encerrando seus compromissos após o concurso do ano seguinte.