Fiscalização fecha 70 estabelecimentos com funcionamento irregular durante manhã do feriado

Por Mariana Galvão Noronha
 
Equipes passaram toda manhã realizando abordagens e orientando sobre proibição de funcionamento do comércio no feriado de Corpus Christi
 
Para garantir o cumprimento do decreto nº 17.388, publicado na quarta (10), proibindo a abertura do comércio nesta quinta, feriado de Corpus Christi, a força tarefa de fiscalização da Prefeitura esteve em campo realizando abordagens e orientações. Da ação realizada pelos fiscais até 12h nesta quinta (11), 70 estabelecimentos comerciais em desacordo com o decreto foram fechados. Durante esta ação de Corpus Christi, não houve a aplicação de multa ou notificação, apenas orientação aos responsáveis, que atenderam a determinação após orientação dos fiscais.
 
“O decreto é justamente para garantir menor circulação de pessoas em decorrência do feriado, evitando que as pessoas se exponham ao risco de contágio desnecessariamente. Por isso, nossas equipes saíram às ruas já logo cedo, para orientar e garantir que todo o comércio estaria fechado o quanto antes. Ficamos surpresos com a quantidade de estabelecimentos que encontramos abertos somente no período da manhã. Durante a tarde, a fiscalização continua e esperamos não ser necessário novos fechamentos, desde que o decreto esteja sendo cumprido”, detalha o secretário da Fazenda, que coordena a força tarefa de fiscalização, Cláudio Grokoviski.

Em decorrência do feriado de Corpus Christi, celebrado este ano em 11 de junho, a Prefeitura de Ponta Grossa determinou através do decreto nº 17.388 que está proibida a abertura do comércio neste dia, válido para lojas de rua, galerias e shoppings. No caso das lojas de rua, que precisam cumprir uma escala de abertura, foi também autorizado, excepcionalmente esta semana, a transferência da abertura para o próximo sábado (13).
 
A operação especial para o feriado com intensificação dos trabalhos da equipe de fiscalização teve início já na tarde de quarta-feira (10), quando foram emitidas três notificações para estabelecimentos em descumprimento dos decretos relacionados a Covid-19, dando prazo de 24 horas para adequação sob o risco de fechamento por sete dias, e ainda 13 multas, para os casos reincidentes nas irregularidades.

Denúncias de irregularidade podem ser feitas através do canal Prefeitura 156, exclusivamente pela internet, através do link http://www.prefeitura156.pr.gov.br/prefeitura156/homePublico.do?action=i...