Convênio garante mais moradias subsidiadas

O prefeito Pedro Wosgrau Filho assina nesta quarta-feira, às 11h, durante visita do secretário estadual de Política Habitacional e presidente da Cohapar, Luiz Cláudio Romanelli, convênio para a construção de mais 152 unidades habitacionais no município. A solenidade acontece no gabinete do prefeito, na presença de representantes do órgão financeiro – a Caixa Econômica Federal – e do escritório regional da Cohapar em Ponta Grossa, além do presidente da Companhia de Habitação de Ponta Grossa, Raul Paulo Neto.O diferencial dessas unidades é que são voltadas a pessoas de baixa renda e altamente subsidiadas. Segundo o chefe do escritório da Cohapar na cidade, Lourival Giovanni Stadler, que ontem reuniu-se com o presidente da Prolar para tratar do convênio, a maior parte do subsídio é bancada pelo governo federal e o restante pelo governo do Estado, através da Cohapar.O convênio que será assinado nesta quarta-feira prevê que o município vai conceder isenções de taxas e fornecer a infra-estrutura, e que a Cohapar forneça o terreno e a execução da obra, que será custeada com recursos fornecidos pela Caixa Econômica Federal. As 152 casas, cada uma delas com 32 metros quadrados, serão construídas na região do Quero-Quero.De acordo com o que prevê a Instrução Normativa 460, da Caixa Econômica Federal, as moradias são destinadas a famílias com renda de até um salário mínimo (em valores de hoje, R$ 300). As famílias selecionadas, no entanto, pagarão parcelas mensais de R$ 40 durante seis anos. O restante do custo da casa, orçada em R$ 11 000, será bancado pelo programa de subsídio habitacional do governo federal e da própria Cohapar.