Cadastro atualizado garante entrega de carnês em casa

O secretário municipal de Finanças, Angelo Mocelin, disse ontem que os contribuintes que ainda não retiraram seus carnês do IPTU 2006 – perto de 40 000, de um total de quase 105 000 – não precisam se apressar. “Temos uma equipe inteiramente à disposição dos usuários para fazer essa entrega, na antiga sede da Afepon, e começando os atendimentos diários às 9h. Ninguém precisa se apressar, porque a entrega será feita até dia 8 de fevereiro, quando vence a primeira parcela, para quem optar pelo pagamento mensal, ou a quota única”. Mocelin disse ainda que as filas que se formaram ontem, primeiro dia da entrega dos carnês, devem diminuir gradualmente: “no primeiro dia há um volume maior de procuras, e também a necessidade de adequação de alguns sistemas de entrega. Acreditamos que nos próximos dias não só teremos filas menores como também um tempo de espera bem mais reduzido”. Para facilitar a localização e a entrega do carnê do IPTU, lembra o secretário, o contribuinte deve trazer o carnê do ano passado: “esses carnês contém informações que permitem sua localização muito rápida. Ajuda bastante, apresentar o carnê do ano anterior, e evita problemas, por exemplo, com contribuintes de nomes iguais, os homônimos”.Porém ainda mais importante, de acordo com o secretário Mocelin, é que os contribuintes utilizem o campo disponível nos carnês para atualizar seus dados pessoas, especialmente endereço completo. “Este ano, nós conseguimos entregar perto de 65 000 carnês pelos Correios. Se todos os contribuintes mantivessem seu cadastro de endereço atualizado, nós poderíamos fazer com que pelo menos uns 85 000 a 90 000 carnês fossem entregues na própria casa do cidadão, sem a necessidade de ir busca-lo. Manter o cadastro atualizado facilita principalmente a vida do contribuinte”, lembra Mocelin.Para fazer frente ao grande volume de contribuintes que procurou ontem a antiga sede da Afepon para buscar seus carnês, e também a Praça de Atendimento, para pedir revisão ou isenção, a Secretaria de Governo, que administra o setor, destacou servidores para fazer o pré-atendimento, orientando sobre os procedimentos que devem ser seguidos.ISENÇÃOAqueles contribuintes que podem ser beneficiados por uma das hipóteses legais de isenção, lembra o diretor da Receita, Bruno Garofani, devem apresentar o carnê do IPTU deste ano e os demais comprovantes necessários para oficializar a solicitação. No ano passado, houve quase 7 000 pedidos de isenção processados no sistema da Secretaria de Finanças. A imensa maioria deles é a dos contribuintes com renda de até dois salários mínimos e com apenas um imóvel, utilizado como residência própria.Depois de receber o carnê, os interessados em requerer a isenção ou pedir a revisão dos valores devem procurar a Praça de Atendimento, para obter informações sobre a relação de documentos necessários. “Não é preciso ter pressa”, explica o diretor da receita. O prazo geral para concessão de isenção é de sessenta dias a contar da data de recebimento do carnê, mas em alguns casos o benefício pode ser solicitado durante todo o ano. “Em todo caso, nós recomendamos que todo contribuinte leia com cuidado as instruções que estão na contracapa dos carnês”.Este ano, o contribuinte de Ponta Grossa tem quatro opções de instituições para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano e as taxas de serviços públicos. Segundo o secretário Mocelin, o IPTU e as taxas poderão ser pagar no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, banco Itaú e ainda nas casas lotéricas.