Capela do Centro de Ação Social é restaurada

Reformada e restaurada ainda na primeira gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho (1989-92) a capela do Centro de Ação Social, prédio de alto valor artístico e tombado pelo patrimônio histórico e cultural, está recebendo – pela primeira vez desde então – a atenção que merece. Operários trabalham desde o dia 9 de janeiro, em ritmo acelerado, para substituir toda a estrutura de cobertura da capela, bastante deteriorada pela falta de cuidado e pela ação de cupins. O secretário de Ação Social, Edílson Baggio, cujo gabinete fica no Centro de Ação Social, relata que os problemas na estrutura se agravaram e, logo após a posse, foi percebida a necessidade de uma reforma ampla, que só foi possível agora. Foi contratada, por R$ 50 000, a empresa Unisul, para promover a substituição integral do madeirame da cobertura e também de todas as telhas. Parte do madeirame, infestada de cupins, cedeu há alguns dias, expondo inclusive a parte superior do precioso forro de taipa, que contém pinturas valiosas e de grande valor histórico e artístico. Em vista disso, a área deteriorada foi coberta provisoriamente por uma lona e os serviços de recuperação iniciados.A reforma, segundo o secretário Baggio, “evidencia a preocupação do governo Pedro Wosgrau em resolver esse problema. Se os governos anteriores não atentaram para a gravidade da situação, ou trataram com descaso, o atual se mostra preocupado também com a preservação do nosso patrimônio histórico”.Baggio destaca que estão sendo preservadas todas as características arquitetônicas do prédio, obedecendo à prescrição legal. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, que elaborou o projeto e está acompanhando o serviço, havia de fato risco de desabamento de parte do telhado, em função da deterioração “quase que integral” do madeirame, carcomido por cupins. Além das telhas e da madeira, serão trocadas também todas as calhas e rufos, para permitir o escoamento ideal de água da chuva, sem ameaçar o centenário forro de estuque. A área total submetida a reformas e melhoramentos é de cerca de 170 metros quadrados.