Mercado da Cultura: Prefeitura realiza Mutirão de formalização de artistas e produtores culturais

por Josué Teixeira

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), da Sala do Empreendedor e do Programa de Inovação e Desenvolvimento do Vale dos Trilhos -, abre, a partir de amanhã (12), as inscrições para o mutirão de formalização de artistas e produtores culturais da cidade. A iniciativa tem como objetivo capacitar e qualificar o setor cultural do Município para a participação em editais e licitações do poder público, além ampliar as possibilidades para a prestação de serviços junto ao setor privado.
De acordo com o presidente da FMC, Alberto Portugal, a iniciativa tem como objetivo fornecer ferramentas para que a classe cultural da cidade tenha acesso a mais oportunidades de trabalho e divulgação. “Fortalecer o setor cultural da cidade é uma das nossas maiores bandeiras e a realização do Mutirão vem ao encontro disso”, declara Portugal. Ele destaca que a ideia do Mutirão surgiu após a conclusão do Censo Cultural, que apontou a necessidade de ampliar a formalização do setor. “Nós constatamos que 80% dos cerca de 1200 artistas e produtores culturais registrados no Censo não atuam de maneira formal, o que dificulta a sua participação em editais e licitações públicas, incluindo as promovidas pela própria Fundação. Além disso, a informalidade diminui a possibilidade de contratação pelo setor privado, reduzindo ainda mais as opções de contratação disponíveis”, completa.
Segundo a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação e presidente da Afepon, Tonia Mansani, os interessados, além de conseguirem formalizar e legalizar seus negócios, irão participar de uma capacitação online para que estejam aptos a transformar sua atividade cultural em atividade empreendedora. “Nossa intenção é realizar não só a formalização, mas a  inclusão produtiva do setor cultural de forma que os artistas e produtores possam ser contratados e ofereçam serviços aos setores público e privado. Todo o processo de capacitação será oferecido pela Sala do Empreendedor e pelo Vale dos Trilhos, que tem como principal objetivo promover, através de seus eixos, a capacitação, inovação e inclusão dos mais diversos setores produtivos”, declara Tonia Mansani.

Inscrições
As inscrições para o Mutirão de Formalização acontecem de 12 a 14 de maio, das 9h às 15h através do telefone (42) 3220-1000 (ramal 2297) ou presencialmente, no mesmo horário, no Conservatório Maestro Paulino.
Os interessados devem estar munidos dos seguintes itens no ato da inscrição:
- Rg
- Cpf
- Título De Eleitor
- Recibo Irpf Exercício 2020 Ou 2019 (Somente Para Quem Declara)
- Comprovante De Endereço (Não Precisa Estar No Nome Da Pessoa)
- Senha do Gov.Br
- Acesso ao e-mail

Mutirão
Após a realização das inscrições, os artistas irão participar do Mutirão Online entre os dias 17 e 21 de maio. Todos os atendimentos serão através de videochamada com servidores da Sala do Empreendedor das 8h30 às 11 horas.