Cultura: Exposição ‘Generosidade e Expressão’ promove encontro de gerações

por Josué Teixeira

Disponível na Sala Digital João Pilarski no site da Fundação Municipal de Cultura (FMC), a  mostra traz pinturas do artista Sidney Mariano e desenhos do menino Pedro Henrique Fernandes Widelski

Promover a interação entre diferentes olhares e experiências. Esse é o objetivo da mostra ‘Generosidade e Expressão’, promovida pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) e que conta com os artistas de gerações distintas Sidney Mariano e Pedro Henrique Fernandes Wildeski.  A curadoria é de Mariângela Digiovanni.
Entre suas obras, Sidney Mariano traz, aos seus 77 anos, pinturas e colagens que representam o interior, plantas e animais em cenas cotidianas cheias de cor  e delicadeza. Já os trabalhos de Pedro Henrique Fernandes Wildeski, de 8 anos, englobam desenhos de  máscaras, personagens infantis e outras representações, além de pinturas abstratas, utilizando de materiais como lápis de cor, canetas esferográficas, tinta plástica e acrílica.
Sobre a mostra, o presidente da FMC, Alberto Portugal, destaca o papel da vivência de cada um dos artistas e o resultado disso nas obras apresentadas ao público. “A exposição, assim como a nossa última Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, ressalta a importância das nossas experiências e dessa troca de conhecimentos entre gerações como pressuposto para termos uma visão mais ampla e diversificada da arte e, em sua essência, das expressividade humana. É um encontro magnífico, onde temos acesso à precisão técnica e delicadeza do artista Sidney Mariano na representação de paisagens, do cotidiano, assim como podemos perceber o sentir, em estado praticamente puro, sem filtros, do menino Pedro Henrique. Sem dúvida, é um encontro belíssimo e que irá agradar todos os visitantes”, declara.