Novo modelo de placas de nomes de ruas começa a ser implantado em PG

por Edson Gil

A Prefeitura de Ponta Grossa deu início, na tarde desta quinta-feira (10), a concessão de serviços públicos de implantação e manutenção do sistema de sinalização indicativa das vias e logradouros públicos do município com apoio publicitário. A primeira placa instalada neste formato foi na esquina da Avenida Vicente Machado com a Rua Balduíno Taques, na tarde desta quinta-feira (10). Com a concessão, a Prefeitura atenderá a população e não terá mais custos com a confecção e colocação de placas.
A concessão prevê os serviços de fabricação e instalação de placas com a nomenclatura de logradouros e a identificação em todas as esquinas dos bairros onde estas se localizam, bem como seus respectivos suportes, para que sejam afixadas em todo o território do Município de Ponta Grossa, sem qualquer ônus para a Prefeitura.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Mauricio Silva, comenta que a empresa concessionária poderá explorar o espaço reservado na placa, indicado no projeto, para a publicidade de terceiros em todos os logradouros da cidade. No entanto, a Prefeitura ainda reserva 5% dos espaços de divulgação para campanhas publicitárias de interesse público pelo tempo que perdurar as campanhas da Administração Municipal, como campanhas de vacinação, de IPTU, combate à dengue, ou ao novo coronavirus, por exemplo. “A concessão foi feita no valor de R$ 960 mil e a empresa concessionária, através da exploração deste serviço público, terá que repassar R$ 8 mil por mês para a Prefeitura”, elucida o secretário.
A prefeita Elizabeth Schmitd comenta que este é um importante objetivo da gestão que é cumprido e sem onerar o Município, considerando o modelo de concessão do serviço. Segundo ela, a devida identificação nas vias e logradouros é uma necessidade para os munícipes e atenderá centenas de moradias que não conseguiam nem receber correspondência. “Conseguimos, logo no início do mandato, viabilizar este serviço, garantindo cidadania para os moradores destas ruas não identificadas e ainda, possibilitando que empresas divulguem seus negócios”, finaliza a prefeita.