Obras no Corredor Santana são retomadas

por Edson Gil

Desde o início do mês de junho, as obras do Corredor Santana foram retomadas na revitalização e duplicação da Rua Aristides Lobo. A via se tornará uma importante ligação interbairros entre Olarias, Oficinas e Uvaranas, bem como será mais um acesso ao centro da cidade. Ao todo, serão mais de R$ 10 milhões investidos e a entrega das obras está prevista para o final do mês de outubro deste ano.
A retomada das obras são referentes a revitalização do Corredor Santana e contemplará a pavimentação, com quatro faixas de 4,10 metros cada, duas sentido bairro e outras duas no sentido centro. A via também contará com ciclofaixa nas proximidades do arroio, revitalização com a estabilização da margem do arroio e paisagismo.
De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, as obras do Corredor Santana, além de ser uma importante via de acesso do centro da cidade para os bairros de Oficinas e Uvaranas, bem como para o Lago de Olarias, ainda farão um recuperação ambiental nas margens da via. “É uma obra que fará muita diferença no trânsito para o deslocamento dos ponta-grossenses que circulam por estes bairros, além de  impactar também positivamente no desenvolvimento da região”, comenta.
Para esta obra serão utilizados gabiões para o arroio existente no local, além da estruturação das encostas, o que vai contribuir para a conservação do córrego, com a estabilização da margem, realizado com pedra e tela.
O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant'Anna, relata que 55% da obra já foi executada. Ele conta que os trabalhos de drenagem foram concluídos, inclusive galerias, terraplanagem para pavimentação, revestimento de 500 metros e a contenção de margens em torno de 400 metros. “Para concluirmos a obra é necessária contenção de 300 metros de margens finais, que já estão em andamento, bem como, a pavimentação de 650 metros, os passeios, a sinalização e ciclovia”, conta.
No mês de maio, a Prefeitura de Ponta Grossa firmou uma nova operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal através do programa FINISA, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Com o recurso de R$ 30 milhões, a Prefeitura retoma diversas obras de pavimentação em diferentes áreas da cidade. O Corredor Santana é uma das contempladas, com a destinação de quase R$ 4,4 milhões para esta segunda fase das benfeitorias. O restante será investido em obras no Jardim Barreto, Vila Isabel, Dom Bosco, entre outras.