Prefeitura realiza mutirão de exames preventivos (Papanicolau)

por Edson Gil

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Departamento de Atenção Primária, realizou neste sábado (18), das 8 às 17 horas um mutirão que teve como foco, a execução de exames preventivos (Papanicolau) em mulheres entre 25 e 64 anos. A intenção foi atingir o público que realizou o último exame há mais de um ano e as mulheres que não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana. Nesta edição foram mais de 400 mulheres foram atendidas.
Manon Callaça, enfermeira da linha de cuidado materno infantil da FMS, conta que a ação aconteceu em cinco locais distintos, escolhidos de maneira estratégica para que o maior número de mulheres tivesse acesso. “Durante todo o dia, registramos 412 coletas de preventivo e 31 inserções de DIU, em cinco Unidades de Saúde, Egon Roskamp, na Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, Rômulo Pazinato, na Nova Rússia e Sady Silveira, em Olarias, comenta Manon.
Rodrigo Manjabosco, presidente da FMS, elucida que o preventivo tem como principal objetivo prevenir contra o câncer de colo de útero. “Temos com intenção realizar as ações pelo menos um sábado por mês até o mês de dezembro. Como registramos uma grande demanda até agora, pretendemos intensificar as ações no próximo mês, com a meta de coletar cerca de quatro mil exames preventivos até o final de 2021”, adianta Manjabosco.