Prefeitura realiza cursos de hotelaria prevendo aquecimento do setor

por Edson Gil

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), realiza curso de Técnicas de Recepção de Meios de Hospedagem e de Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem, em parceria com o Senac. A medida visa preparar mão de obra para atender o mercado com a retomada do turismo pós-pandemia.
De acordo com o secretário José Loureiro Neto, a área de hospitalidade e turismo está em alta e a Prefeitura de Ponta Grossa, juntamente com o Senac se adiantou para as necessidades do mercado de trabalho. “Estes profissionais serão pinçados imediatamente após a conclusão destes cursos, que encerram no início o mês de outubro”, disse o secretário.
A gerente executiva do Senac de Ponta Grossa, Meri Terezinha Messias Teixeira, comenta que ambos os cursos trabalham como conteúdos comuns sobre  ética e etiqueta profissional, relações interpessoais no local de trabalho, higiene e segurança no trabalho e gestão do tempo. No entanto, os cursos contam com conhecimentos específicos de acordo com a área de atuação. “Para o curso de Camareira é trabalhado com técnicas específicas de trabalho, enquanto no de Recepção de Meios de Hospedagem, são trabalhadas as tendências na hotelaria, a comunicação como ferramenta de trabalho, informações turísticas e técnicas de atendimento ao cliente. Ao final do curso, os participantes farão uma visita técnica em um hotel da cidade”, explica Meri.
O presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais e diretor de Turismo da ACIPG, Daniel Wagner, comenta que toda a qualificação é importante e neste momento de retorno, pois muitos postos de trabalho foram eliminados, mas vagas já estão reabrindo. “Cursos como estes auxiliarão pessoas que estão fora do mercado de trabalho, para serem escolhidas por apresentarem diferenciais específicos. Além disso, é uma oportunidade para quem já está com a sua vaga de emprego conquistada, se capacitar e se especializar”, finaliza Wagner.

A Prefeitura informa que estão previstos para os próximos meses de 2021 os cursos de Estratégias de Vendas: da Vitrine ao Atendimento; Alcance de Metas com Técnicas de Coaching; Técnicas de Confeitaria; Promoção de Vendas para Supermercado; Serviços de Exposição de Mercadorias, Técnicas para Operação de Caixa, Práticas Administrativas e Preparo de Massas e Pizzas.
Para maiores informações entrar em contato pelo telefone (42) 3220-1070 / ramal 2338 no Departamento de Qualificação Profissional.