Semana Municipal da Pessoa com Deficiência encerra neste sábado (25)

por Edson Gil

Para fechar a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), realizará neste sábado (25), no Parque do Lago de Olarias diversas atividades durante toda a tarde e contará a presença do atleta paralímpico, medalhista em Tóquio na Natação, Eric Tobera.
O evento terá início às 13 horas e contará com momento motivacional com musicoterapia, educação física e fisioterapia; apresentações da Banda da Apadevi, do Coral Som e Movimento do Ginásio PcD, da Apae, de Oficinas de Circo e de Dança. Acontecerá também o momento paraesportivo com a homenagem para paratletas ponta-grossenses, bem como para o medalhista paralímpico Eric Tobera, entre outras atividades, como um flashmob juntamente com o evento Setembro em Dança.
De acordo com a secretária da SMPPS e presidente da Fundação de Assistência Social (FASPG), Simone Kaminski, trabalha para oferecer um atendimento de qualidade e garantir os direitos da pessoa com deficiência. “A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é destinada para a reflexão da importância da inclusão e a necessidade de conviver com as diferenças”, finaliza Simone.
Durante a semana, diversas atividades foram realizadas no Ginásio da Pessoa com Deficiência como o Dia da Saúde e Beleza, Gincana musical, Golbol, Jogos interativos, atividades com o Palhaço Picolé, The Voice PG, jogo de basquete Tubarões x Convidados e apresentação de capoeira.
Medalhista paralímpico
Eric Tobera nasceu na cidade de Telêmaco Borba, com apenas seis meses de gestação. A falta de oxigênio ocasionou sua paralisia cerebral não progressiva. Cadeirante, por indicação médica iniciou sua trajetória esportiva ainda na infância quando foi indicada a hidroterapia como forma de reabilitação.
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Tobe compôs a equipe de Revezamento Misto 4x50m livre 20 pontos. O qual obteve a 3ª colocação, conquistando sua primeira medalha paralímpica de bronze. Na prova de 50 metros livre S4, ficou com a 6ª colocação, já nas provas de 50 metros peito SB3 e 100 metros livre S4, ficou como 2ª reserva para as finais.