Após prêmio, ‘João Maria Cruz’ amplia projetos sustentáveis

Com recursos obtidos em premiação do SESI, Escola Municipal João Maria Cruz ganhou ainda mais força para expandir suas ações sustentáveis

O projeto ‘Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da família’, da Escola Municipal João Maria Cruz, já está entre os dez melhores do Paraná no ‘Prêmio Sesi Peça por Peça 2021’. A colocação garantiu recursos importantes, que agora são utilizados para expandir ainda mais as ideias sustentáveis dos professores, funcionários e alunos, integrando escola e comunidade.

A iniciativa reúne uma série de práticas sustentáveis para o dia a dia da escola, como horta orgânica, coleta e uso racional da água, coleta de óleo usado, reciclagem de tampinhas, caixas de leite, vermicomposteira, caixa de compostagem, entre outras. Com os R$3 mil recebidos pela conquista, foram adquiridos equipamentos como um novo irrigador por gotejamento com temporizador, carrinhos de mão, extratores de ervas daninhas, entre outras ferramentas.

Aprendizado na prática

A pedagoga Livair Aparecida dos Santos diz que a ação é uma oportunidade para que os alunos percebam o conteúdo que estudam no currículo, que vai desde a aprendizagem do ciclo da água até a compostagem de cascas de frutas para servir de adubo para as plantas.

“Só com a horta da escola é possível explorar muitas situações curriculares, desde as fases de desenvolvimento da planta, crescimento da semente, a organização dos canteiros, preservação do meio ambiente, tudo a partir do projeto”, ilustra a pedagoga.
A estudante Hadassa Panuci aprendeu que não se pode jogar lixo na água e nem no solo, pois assim as plantas e os peixes morrem. “No projeto da escola eu aprendi que se a gente jogar óleo na água, por exemplo, contamina tudo e mata todos os peixes, porque assim eles não conseguem respirar”, disse a pequena.

Prêmio final

O próximo objetivo é conseguir uma boa colocação na etapa final do Troféu Sesi Peça por Peça 2021, que premia a escola com a melhor iniciativa sustentável para a transformação do ambiente escolar em todo o Estado do Paraná. A escola vencedora levará R$5 mil como prêmio. Para a comunidade da Escola João Maria Cruz, será uma nova oportunidade para que o projeto continue e se expanda ainda mais.

A diretora da unidade, Eliana Gualberto Carvalho, diz que o objetivo central é fazer com que os alunos sejam multiplicadores do projeto, levando os ensinamentos para a vida toda, inclusive dentro de casa. “Com a conquista do prêmio em julho, conseguimos mobilizar ainda mais a escola, os alunos, os funcionários, e isso é muito importante para que todos entendam que além de proteger o meio ambiente, estamos também ajudando o próximo, pois todos os materiais que são reciclados e coletados pela escola e pelos alunos, são destinados a entidades que desenvolvem ações sociais para pessoas em situação vulnerável”, finaliza a diretora.