Outubro Rosa já contempla mais de 1.300 mulheres com coleta de preventivos, pedidos de mamografia, inserção de DIU e atualização de vacinas

Por Mariana Galvão Noronha

FMS ampliou ações relacionadas à saúde da mulher em outubro, buscando atingir o público que não consegue utilizar o serviço durante a semana

Em duas semanas de programação especial focada na saúde da mulher, por conta do Outubro Rosa, a Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde e Departamento de Atenção Primária, já conseguiu contemplar mais de 1.300 mulheres com a coleta para realização de exame preventivo (papanicolau), solicitações de mamografia, inserções de DIU e ação para atualização do esquema vacinal adulto. Durante este mês, de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero, a Prefeitura está realizando mutirões de preventivo todo sábado, além de outras ações para a saúde da mulher.

“Durante este mês de conscientização, estamos intensificando as atividades. Hoje tivemos nosso segundo mutirão para coleta de preventivo, em que nossas equipes também realizaram a solicitação de mamografias e inserção de DIU. Nossa meta ao final desta programação é atingir mais de 3.600 mulheres, para que elas aproveitem essa programação para darem mais atenção aos cuidados com sua saúde, fortalecendo a prevenção de qualquer doença”, explica a enfermeira da linha de cuidado materno infantil, Manon Callaça.

Neste 2º mutirão para coleta de preventivos da programação de Outubro Rosa, foram realizados 478 preventivos, 146 solicitações de mamografia e 27 inserções de DIU. Somados aos atendimentos do 1º mutirão e o dia de atualização do esquema vacinal para adultos, com as vacinas para hepatite B, tétano e difteria, tríplice viral, febre amarela e influenza, a programação já atendeu mais de 1.300 mulheres.

Mutirões
Até o final do mês, haverá novos mutirões todos os sábados, que acontecem em cinco UBS fixas, escolhidas de maneira estratégica para que todas tenham acesso, além de uma UBS que será variável a cada sábado.
O próximo mutirão (16/10), será em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): Egon Roskamp, na Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, Rômulo Pazinato, na Nova Rússia, na Sady Silveira, em Olarias, e na UBS Horário Droppa, no Borsato. O agendamento será aberto no site da Prefeitura na quarta-feira 13/10, com 478 vagas para coleta de preventivos.

15/10 - Testagem de sífilis - 9h às 15h
Disponível nesta data em todas as UBS para mulheres de todas as idades.

16/10 - Mutirão coleta para exame preventivo (papanicolau) - 8h às 17h
Para mulheres de 25 a 64 anos
Agendamento no site: abre dia  13 de outubro, às 8h, e fecha no dia 15 de outubro, às 12h
Locais: UBS Egon Roskamp, Cyro de Lima, Luiz Conrado, Romulo Pazzinato, Sady Silveira e Horácio Droppa

23/10 - Mutirão coleta para exame preventivo (papanicolau) - 8h às 17h
Para mulheres de 25 a 64 anos
Agendamento no site: abre dia 20 de outubro, às 8h, e fecha no dia 22 de outubro, às 12h
Locais: UBS Egon Roskamp, Cyro de Lima, Luiz Conrado, Romulo Pazzinato, Sady Silveira e Domingo Zampier

30/10 - Mutirão coleta para exame preventivo (papanicolau) - 8h às 17h
Para mulheres de 25 a 64 anos
Agendamento no site: abre dia 27 de outubro, às 8h, e fecha no dia 29 de outubro, às 12h
Locais: UBS Egon Roskamp, Cyro de Lima, Luiz Conrado, Romulo Pazzinato, Sady Silveira e Javier Cejas Arzabe

Serviços ofertados para as mulheres nas UBS
As UBS de Ponta Grossa contam com vários serviços voltados à saúde da mulher, entre eles  estão o planejamento familiar que trata de uma programação para a  mulher que pretende engravidar e quando deve acontecer e também para prevenir uma gravidez  não planejada. Também é realizada a coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de pré-natal, avaliação ginecológica, oferta de testes  rápidos, consulta médica e de enfermagem, entre outros serviços disponíveis para a população  geral.