Prefeitura promove encontro em alusão ao Dia Nacional dos Estomizados

A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou, nesta semana, um evento alusivo ao Dia Nacional dos Ostomizados, , data que visa a conscientização da população e tem como objetivo informar, respeitar e combater o preconceito a pessoa ostomizada. A ação foi promovida no Centro Municipal de Órtese e Prótese (CMOP) e reuniu pacientes ostomizados  do Município.

Ostomia
Pessoa estomizada ou ostomizada é o indivíduo que precisou realizar um  procedimento  cirúrgico para exteriorização do sistema  digestório, respiratório e urinário, criando um orifício externo que se chama estoma.

CMOP
O Centro Municipal de Órtese e Prótese conta com equipe multiprofissional formada por enfermeira estomaterapeuta ,técnica de enfermagem, nutricionista,  social   e administrativo.
Atualmente aproximadamente 400 pacientes  recebem atendimento, orientação e o material utilizado mensalmente, além de atendimento ambulatorial  e domiciliar quando necessário.