Projeto Quali&Tec, da Prefeitura, recebe Selo ODS 2021

por Edson Gil

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) foi contemplada nesta semana com o Selo ODS 2021, em virtude do Projeto Quali&Tec. O Selo ODS  é uma oportunidade de reconhecimento para indústrias, empresas, instituições de ensino, públicas e organizações da sociedade civil que estão atuando em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto Quali&Tec começou com a iniciativa de preencher as vagas remanescentes da Agência do Trabalhador, oferecendo oportunidades para jovens do ensino médio e técnico das escolas públicas. O coordenador de Administração da SMICQP, Nilton Bahls Gomes, conta que foi firmada uma parceria com o Núcleo Regional de educação para trabalhar em todas as Escolas Estaduais que possuam cursos técnicos de forma a expandir o projeto. “Foram realizados eventos levando a estrutura dos parceiros e apoiadores, para realização de palestras, oficinas e workshop de qualificação e orientação para mais de 13 mil jovens, fazendo abordagem na empregabilidade e atendendo as demandas do mercado de trabalho”, disse.
Segundo Gomes, dessa forma foi possibilitado um diferencial fundamental no momento de buscar e se candidatar a uma oportunidade de trabalho, originando a contratação de mais 603 jovens para estágios remunerados no município de Ponta Grossa. “Nos anos de 2020/2021 em decorrência da pandemia as atividades do projeto Quali&Tec se mantiveram de forma remota, através da Semana da Qualificação que aconteceu de forma online, e comunicação com os parceiros através de grupos em redes sociais”, disse o coordenador.
O secretário José Loureiro Neto comemora o resultado, tanto pelo resultado final para os jovens beneficiados com a iniciativa, mas também por este reconhecimento do trabalho realizado. “Com o Quali&Tec contemplamos três dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, (1) na erradicação da pobreza, (4) educação de qualidade e (8) trabalho decente e crescimento econômico. A obtenção dessa certificação é muito bem-vinda por demonstrar que estamos no caminho certo quando o assunto é a qualificação profissional de jovens”, finaliza que agradece a participação dos parceiros ACIPG, SESC, SENAC, SENAI, Faculdade Santana, que tornaram a execução deste projeto possível.
Além da SMICQP, a Prefeitura foi contemplada também com projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como também, da Secretaria Municipal de Educação.