Prefeitura realiza simulação de incêndio no Edifício Guaíra

Por Edson Gil

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), por meio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho realizou no Edifício Guaíra, na manhã desta terça-feira (14) uma simulação de evacuação contra incêndio. O exercício realizado pela Brigada de Incêndio da Prefeitura teve a duração de aproximadamente cinco minutos e serviu como treinamento para uma situação real.
No Edifício Guaíra estão localizadas a Prolar, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Procon, TV Educativa, Guarda Municipal e Junta Militar, que contam com aproximadamente 200 servidores. De acordo Rodrigo Vante, técnico em segurança do trabalho, a ação foi um treinamento que simula, de forma realista, uma situação de risco no local de incêndio, fazendo com que todos servidores sigam os mesmos passos que devem ser seguidos em um caso real.
Segundo ele, a Norma de Procedimento Técnico (NPT) do Corpo de Bombeiros do estado do Paraná, determina a execução de exercício deste formato. “Recomenda-se realizar anualmente um exercício simulado na edificação e/ou área de risco com a participação de toda a população fixa, com posterior reunião extraordinária para avaliação e correção das falhas ocorridas e a realização deste tipo de simulação é obrigatória”, relata Vante.
Para o secretário Maurício Silva, a ação foi bem-sucedida, mesmo assustando um pouco o público presente que estava no local. Ele conta que os servidores já tinham conhecimento que o treinamento aconteceria, mas foram pegos de surpresa também quanto ao horário da execução. “Para 2022, serão realizados outros simulados nos diversos prédios públicos da Prefeitura onde possuem brigadistas. O objetivo é treinar os servidores e buscar excelência na evacuação dos prédios públicos, para em caso de uma fatalidade, o procedimento ocorra em segurança para quem trabalha como também para quem utiliza dos espaços da administração pública”, finaliza Silva.
Para a realização do exercício, o trânsito prolongamento da Rua Dr. Colares, ao lado do Edifício Guaíra foi bloqueado.