Ponta Grossa prepara vacinação para crianças de 05 a 11 anos

Por Mariana Galvão Noronha

Município aguarda repasse de doses para este público e treinamento das equipes sobre dosagem e diluição do imunizante para aplicação em crianças

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, deve dar início a vacinação contra covid-19 do público infantil, previsto no Plano Nacional de Imunização para crianças de 05 a 11 anos completos. A primeira remessa de doses para este público deve ser repassada ao município no início da próxima semana, bem como a realização do treinamento das equipes sobre a dosagem e diluição dos imunizantes para aplicação pediátrica.

“Para a vacinação das crianças, vamos abrir um pré cadastro no site, para termos o controle mais preciso de qual é a quantidade de público em cada faixa etária e o total de crianças com comorbidades. Nossa estimativa é que este público seja em torno de 35 mil crianças e a imunização ocorrerá seguindo as mesmas prioridades que nas etapas anteriores: iniciando pelo grupo com comorbidades, e reduzindo a faixa etária gradativamente, primeiro com os de 11 anos completos, até chegamos aos de 5 anos completos”, detalha o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Pré-cadastramento
Para mapear o total de público de 05 a 11 anos completos, será aberto na próxima semana um pré-cadastramento no site da Prefeitura, onde deve ser informado os dados da criança, dados do responsável e se há ou não comorbidade. Com o cadastro em mãos, a Fundação Municipal de Saúde programar as etapas de vacinação deste público conforme o recebimento de doses. Para este grupo, não será feito agendamento no sistema padrão. Com base no pré-cadastramento, a Prefeitura fará o agendamento quando houver doses disponíveis, atendendo por prioridade e ordem de cadastramento.

“Por exemplo, se tivermos 1000 doses disponíveis para uma etapa de vacinação pediátrica, faremos automaticamente o agendamento dos 1000 primeiros cadastros, considerando os mais velhos, com comorbidade. Vamos divulgar apenas para que o público faça a consulta para verificar o horário do agendamento posteriormente. Mas a partir do pré-cadastro, estará já garantida a vacinação, sempre de acordo com a disponibilidade de doses”, explica Manjabosco.

O grupo de crianças de 05 a 11 anos completos foi recentemente incluído no Plano de Imunização contra a covid-19. Em Ponta Grossa, a vacinação deste público deve ter início em breve, assim que o município receber a primeira remessa de doses e for realizada a capacitação das equipes para esta aplicação. O pré-agendamento deve ser aberto na próxima semana.