Vacinação covid-19: Crianças começam a ser vacinadas na sexta (21)

Por Mariana Galvão Noronha
 
Agendamento será feito de acordo com cadastro no sistema da Prefeitura: serão 2 mil doses para começar a vacinar pelo grupo prioritário
 
Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, inicia a vacinação contra covid-19 para o público infantil, de 05 a 11 anos. Os pais ou responsáveis de crianças nessa faixa etária devem preencher as informações no cadastro e aguardar o agendamento, que será feito automaticamente pela Prefeitura com base neste cadastro, seguindo os critérios prioritários da etapa. O município recebeu para esta primeira ação cerca de 2 mil doses pediátricas, que serão aplicadas no grupo prioritário de crianças, sendo os com comorbidades, deficiência permanente e indígenas.
 
“O pré-cadastro está aberto continuamente e os agendamentos ocorrerão de acordo com a quantidade de doses. Então, neste primeiro momento, devemos contemplar o público de 05 a 11 anos com comorbidade, deficiência permanente e indígenas. Mas, dependendo do número de cadastro, pode ser possível ampliar o grupo para parte da primeira faixa etária geral, vacinando já alguns de 11 anos, sempre do mais velho para o mais novo. Quando o critério for apenas a faixa etária, a seleção será pela data de nascimento”, explica o presidente da Fundação de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Para esta etapa de sexta (21), que será realizada das 9h às 17h no Ginásio Oscar Pereira, o comprovante de agendamento dos cadastros que foram elegíveis para esta vacinação devem ser liberados no meio tarde de quarta (19). A Prefeitura fará a comunicação e a divulgação quando isso ocorrer.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, é importante que os pais ou responsáveis considerem um intervalo de 20 minutos após a aplicação, em que as crianças permanecerão no local para observação.
 
Agendamento
Com base nos cadastros, que permitirá filtrar os grupos de crianças por faixa etária e os que possuem comorbidades, o agendamento será feito automaticamente no sistema conforme a disponibilidade de doses. Com a organização das etapas e agendamento automático, a Prefeitura informará que há agendamento disponível para consulta de determinado grupo. O pré-cadastro será a garantia da aplicação, que ocorrerá mediante o envio de vacinas para Ponta Grossa.

O pré-cadastro está disponível pelo site:

https://fms.pontagrossa.pr.gov.br/precadastro/
 
Declaração médica
A Fundação Municipal de Saúde reforça que para as crianças com comorbidades será necessário apresentar uma declaração médica no momento da vacinação, então os pais ou responsáveis já podem ir providenciando o documento. No momento do pré-cadastro, será preciso apenas indicar qual a comorbidade, para controle do Setor de Imunização, mas o atestado será exigido apenas na hora da vacinação.
 
Autorização
Da mesma forma como ocorreu com os adolescentes, menores de 18 anos devem ter autorização de pais ou responsáveis para a aplicação da vacina. Esta autorização pode ser dada verbalmente com a presença de um dos responsáveis no momento da vacinação ou através de declaração de autorização impressa (modelo disponível para anexo no pré-cadastro).
 
Comorbidades

As comorbidades previstas nesta etapa de vacinação são:

- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonante e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndrome coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosa;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênitas;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Talassemia;
- Síndrome de Down;
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;
- Doença Cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos (Incluindo pacientes oncológicos);
- Anemia falciforme;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose Hepática
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)