Consumidor: Mutirão Online de Renegociação de Dívidas inicia na próxima semana

por Josué Teixeira

Ação é desenvolvida em caráter nacional através da plataforma Consumidor.gov.br e conta com apoio do Procon da Prefeitura de Ponta Grossa

O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa já iniciou os preparativos para mais uma edição do ‘Mutirão Online de Renegociação de Dívidas’. A ação acontece entre os dias 07 e 31 de março e é desenvolvida em caráter nacional pela Febraban, em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor e a Associação Brasileira de Procons - PROCONSBRASIL -, através da plataforma Consumidor.gov.br e conta com apoio da Prefeitura de Ponta Grossa.
De acordo com o coordenador do Procon, Leonardo Werlang, a iniciativa conta com a participação de mais de 160 bancos e financeiras. “Durante o Mutirão, os consumidores poderão negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito que estejam em atraso, exceto as que constam bens como garantia, tudo através da plataforma Consumidor.gov.br”, explica.
Ainda sobre o Mutirão, o coordenador do Procon ressalta que os consumidores que não tenham acesso a internet ou possuam alguma dificuldade para a realização do cadastro, podem procurar a sede do órgão no Município. “Neste caso, os atendimentos são feitos por agendamento prévio através do telefone (42) 3220-1045 (fixo ou whatsapp).

Como participar?
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou  a  instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Link da plataforma consumidor.gov.br: