Prefeitura e Gabinete de Gestão Integrada definem protocolo unificado de ações de segurança

por Josué Teixeira

A Prefeitura de Ponta Grossa promoveu, na última semana, uma reunião com os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. Durante o encontro foi discutida a realização de ações conjuntas entre as forças de segurança, em especial a criação de um Protocolo Unificado de Resposta e Gerenciamento de Crise, iniciativa que prevê a implementação de ações específicas e dedicadas à resolução de  situações de grande complexidade.
“A ação conjunta entre a Prefeitura e os demais integrantes do GGIM é essencial para que possamos definir estratégias e ações que contribuam para ampliar a segurança da população”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt..
De acordo com a secretária municipal de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a definição de um protocolo comum a todas as forças contribui para a diminuição do tempo de resposta, além de promover uma maior eficiência na resolução das ocorrências de grande porte. “Recentemente, tivemos situações de grande porte em cidades da região que mobilizaram diversos agentes e que reforçaram a necessidade de nós nos anteciparmos tanto na questão da gestão de inteligência quanto na integração operacional entre as equipes. Neste sentido, a definição deste protocolo é extrema importância para que estejamos cada dia mais preparados para oferecer uma resposta ágil e eficiente. A partir de agora, o foco principal será o constante aprimoramento deste protocolo, o que inclui a troca de experiências entre as equipes, bem como o treinamento e simulações de ocorrências com a aplicação estratégicas abrangentes e dedicadas ao gerenciamento de riscos e a operacionalização de respostas rápidas”, explica.