Parceria entre Instituto Gerar e Prefeitura receberá financiamento do Programa Criança Esperança

por Edson Gil

No mês de maio, o Instituto Gerar em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, através Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), deu início ao Projeto Jovem Aprova, que conta com o financiamento da Unesco, através do Programa Criança Esperança. Serão atendidos estudantes entre 14 a 18 anos da rede pública estadual.
A presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, comenta que o curso é destinado para estudantes com dificuldades de aprendizagem ou abandono do sistema público estadual que desejam retomar os estudos e finalizar a educação básica. “Além do ensino básico, a iniciativa auxiliará os estudantes que querem entrar no ensino superior e potencializar seu desenvolvimento pessoal para sua autogestão e sustentabilidade”, disse.
Vinya comenta que as vagas foram destinadas pela FASPG prioritariamente aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelos 10 CRAS do município. Além disso, a Fundação auxiliará com os vales-transportes para os estudantes que precisarem, considerando que as aulas são diárias. “Esta importante iniciativa tem a finalidade de recuperação de aprendizagens e superação de dificuldades escolares, como também para a preparação para a vida adulta cidadã, próspera e autossustentada na comunidade”, finaliza.
O projeto terá a duração de seis meses, com o término programado para o dia 18 de novembro de 2022, para uma turma de aproximadamente 30 adolescentes.  Os encontros acontecem no período vespertino, na sede do Instituto Gerar.