Prefeita inaugura CMEI para 200 alunos na Vila Romana

Prefeita Elizabeth Schmidt inaugurou o CMEI Vivaldo Sasse, na Vila Romana.

A Prefeita Elizabeth Schmidt inaugurou na tarde desta terça (24) o Centro Municipal de Educação Infantil Vivaldo Sasse, na Vila Romana, com capacidade para até 200 crianças da creche e da pré-escola – até 05 anos – todas em tempo integral. Esta é a terceira inauguração realizada pela prefeita no ano, sendo o segundo CMEI. O total de vagas abertas com estas três unidades chega a 700, todas na região de Periquitos e Chapada.

Falando à comunidade, a prefeita Elizabeth destacou que o CMEI representa a retomada da valorização de todos os moradores da Romana. “Nós prometemos que iríamos colocar a Vila Romana no mapa de Ponta Grossa, porque vocês estão longe do centro da cidade e nós estamos fazendo isso, trazendo os serviços necessários e os cuidados que os moradores precisam. Nós fazemos acontecer e nossa primeira ação é para entregar este CMEI, o que é uma prova de que não descuidamos da Educação. Além disso, estamos observando todas as necessidades da comunidade”, afirmou a Prefeita, que destacou também os cuidados com a manutenção das ruas e projetos em andamento.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destacou o trabalho de toda a Prefeitura e da rede municipal no dia a dia dos alunos. “Temos 18 meses de trabalho, com muitas realizações. Nas semanas em que não estamos inaugurando obras, estamos entregando equipamentos, materiais, uniformes, formação pedagógica, concursos públicos para ampliar o quadro de profissionais da nossa rede, sempre buscando melhor atender as nossas crianças. Estamos vendo acontecer muitos projetos e um deles são as aulas de inglês, que já ocorrem desde o CMEI. Este é um dos grandes projetos que estamos realizando e iremos implementar muitos outros”, disse a secretária.

Rosângela Maria Soares Alves, presidente da Associação de Pais e Funcionários, é mãe da Luiza, aluna do Infantil III. “Eu fico muito tranquila com a minha filha estudando aqui. As crianças se sentem muito à vontade em vir. Vejo pelos olhos das outras mães que foi necessário este CMEI aqui, e que os alunos sentem vontade de vir. A minha acorda logo cedo e já diz, levante, vamos lá”, conta a mãe.

Estrutura
Os espaços do CMEI contam com dez salas de aula, solários para as crianças, banheiros adaptados para crianças com deficiência, fraldário, lactário, cozinha, refeitório, áreas de lazer abertas e cobertas e todos os equipamentos necessários. O CMEI conta hoje com 23 funcionários e atualmente tem 119 alunos matriculados – podendo receber até 200. Foram investidos no local R$ 2,6 milhões, com recursos próprios e também do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A área construída é de 1,5 mil metros quadrados.

Outro detalhe é que o CMEI conta com uma sala de aula totalmente ambientada para que os alunos aprendam uma língua estrangeira desde pequenos. Além de contar com a professora de inglês, eles participam do projeto English for Kids, produzido pela Secretaria Municipal de Educação, onde são oferecidas aulas online que são aplicadas pela professora em sala de aula.