Prefeitura abre consulta pública para definir prioridades no orçamento 2023

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, deu início ao processo de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o instrumento que estabelece as metas e prioridades da administração para o exercício de 2023, alinhado com as definições do Plano Plurianual do período 2022-2025, e servindo como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Neste primeiro momento, está aberta uma consulta popular, para que os próprios ponta-grossenses possam indicar à Prefeitura quais são os setores prioritários de investimentos, além de realizar outras sugestões.
O secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski , explica que a participação da população nesse processo é muito importante, além de cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele destaca que a consulta ficará aberta no site da Prefeitura até o dia 27 de julho. Serão distribuídos, também, formulários impressos, nos Cmeis e escolas municipais, bem como na Praça de Atendimento.  “Iremos disponibilizar formulários aos vereadores, para que possamos obter propostas populares. Em 2021, milhares de sugestões foram recebidas na consulta popular e esperamos ter uma boa participação também este ano”, explica.
As informações levantadas na consulta pública serão consolidadas na apresentação em audiência a ser realizada na Câmara de Vereadores, no dia 29 de julho. Grokoviski relata que no ano passado, as principais indicações da população para a LDO foram na Saúde e Pavimentação, o que direcionou mais orçamento para estas áreas para este ano. “O questionário é simples. É necessário preencher seus dados pessoais, indicar quais seriam as três prioridades para o seu bairro ou região e propor sugestões. Em virtude disso, contamos com a participação da população, para ajudar a administração a definir prioridades para o próximo ano”, finaliza o secretário.

Para participar da Consulta Pública acesse:

O formulário on-line estará disponível até dia 27 de julho.