Governador Ratinho e prefeita Elizabeth anunciam avanços para Saúde de PG

Depois de reformado pela Prefeitura de Ponta Grossa, o Governo do Estado através da Secretaria de Saúde, propôs à Prefeitura a transformação do antigo Pronto Socorro Municipal em Hospital vocacionado para o atendimento ao trauma – ampliando a oferta de serviços no futuro nas especialidades de ortopedia e traumatologia, garantindo mais leitos a toda população. Essa parceria consistirá com o apoio do Governo no planejamento e nas estratégias para abertura do hospital e com linhas de financiamento dos programas existentes à assistência hospitalar no Estado do Paraná. “Estamos trabalhando para mudar a realidade da saúde em Ponta Grossa”, reforça a prefeita Elizabeth Schmidt.
MAIS LEITOS
O anúncio da parceria com o Amadeu Puppi, que será oficializado na próxima segunda-feira com a vinda do Governador, traz mais boas notícias. O prédio da enfermaria do antigo Pronto Socorro passará a ser utilizado nas próximas semanas como Ambulatório de Especialidades Médicas pela UEPG, enquanto acontecem as obras do AME junto ao Hospital Regional.
Com isso serão abertos, no Hospital Regional, o total de 63 leitos para fortalecer o Sistema de Saúde Pública de Ponta Grossa e de todos os Campos Gerais. A utilização do Bloco do Amadeu não afetará as obras do prédio central e do centro cirúrgico, que foram fechados para reforma por determinação da Vigilância Sanitária. O acesso será independente e as equipes da UEPG e da Prefeitura começam a trabalhar para operacionalizar esses planos nas próximas semanas.
Em 30 dias deverá ser publicado o edital de reforma do Amadeu. A obra tem previsão de execução entre 18 e 20 meses.
SUPERPOSTOS
O Governador Ratinho Jr também deve anunciar a liberação de mais R$ 4 milhões para a construção de outros 2 Superpostos em regiões com alta concentração de pessoas, dando sequência ao planejamento da Prefeitura de levar atendimento de qualidade para a ponta, próximo onde as famílias que mais precisam possam ter melhor atenção básica.
Com a nova UPA Uvaranas - que já está em fase de projeto para licitação pela Prefeitura –, os Superpostos e a reforma e modernização de 15 Unidades Básicas em 2022, outras 15 em 2023 e mais 15 em 2024, o município terá uma nova realidade nós serviços de Saúde: serão 3 UPAs, o novo Centro de Atendimento da Criança que funciona 24H, entre 4 e seis Superpostos e mais 45 Unidades Básicas reformuladas e equipadas, tendo como retaguarda os bons serviços prestados pelo Samu, pelo Hospital Regional e Materno Infantil (da UEPG) e outros hospitais de Ponta Grossa.