Prefeitura promove Encontro de Big Bands

A Prefeitura de Ponta Grossa promove nesta quarta-feira (29), O Encontro de Big Bands, no Cine-Teatro Ópera, a partir das 19h30. Participarão do evento a Conserva’s Big Band, de Ponta Grossa, e Big Belas Band, de Curitiba. O ingresso para o encontro será a doação de um quilo de alimento não perecível; as doações serão destinadas para a ONG Transformando Gerações.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, o jazz e a música popular brasileira serão os destaques do evento. Ele explica que o encontro tem como objetivo proporcionar aos músicos um intercâmbio musical entre os grupos, fomentando a formação de grupos musicais instrumentais. O público, por sua vez, pode esperar um belo show de música instrumental.

Conserva’s Big Band
Em 2021, o diretor do Conservatório Maestro Paulino Martins Alves, Ramon Salomão, juntamente com o professor Hudson D. Müller, iniciaram o projeto uma big band, visando possibilitar que alunos e músicos do Conservatório entrassem em contato com o universo da música instrumental nos mais diversos gêneros na música popular, sobretudo o jazz. Ela foi batizada como Conserva’s Big Band, em referência ao próprio Conservatório. Desde o início dos trabalhos, a Conserva’s Big Band, composta por 25 músicos, já se apresentou em diversos eventos culturais da cidade.
“Realizar e participar do encontro de big bands é uma imensa satisfação, pois iremos mostrar à comunidade ponta-grossense o trabalho que é realizado no Conservatório,  difundindo a música instrumental e assim contribuindo com o cenário musical da cidade”, aponta o regente.
Compõe a Conserva’s Big Band:
Saxofones: Amauri Junior, Giovane Monteiro, Leandro Ferreira do Amaral, Anthonny Felipe, Davi Absalão, Evelton Rodrigues, Leandro Laiter, Ramon Rodrigues.
Trompetes: Winicyus Gabriel Cordeiro, Luiz Henrique, Felipe Stadler, Paulo S. Marcinek.
Trombones: João Marcos Lemes, Pierre Cerjat, Enzo de Sordi, Fabio Davi.
Piano: Aline Ansbach Garabeli Guitarra: Christian de Sá Quimelli
Contra-baixo: Johnny Willian
Bateria: Felipe Diogo Ferreira
Percussão: César Del Claro Regência,
Coordenação Musical e Artística: Hudson Diógenes Müller
Coordenação Geral: Ramon Salomão

Big Belas Band
A Big Belas Band, uma  big band da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) antiga Belas Artes, foi iniciada em 2011 e consta em sua trajetória a gravação de dois CDs, Por Ela Mesma (2017) e Por Ela Mesma II (2020).  Sucesso de público em Curitiba e em outras cidades do Paraná pelas quais passou, a Big Belas Band contagia a todos pelo repertório escolhido e pela qualidade técnica e vocal de seus integrantes. A banda tem coordenação geral do professor e diretor da UNESPAR Campus, Marco Aurélio Koentopp,  coordenação musical de  Eduardo Lobo e  Jean F. Pscheidt e Coordenação Artística de Hugo Leonardo Martins Correa.
Sob a regência do Jetson Souza e Eduardo Mutz Có, compõe a Big Belas Band:
Saxofones: Vitor Matheus, Matheus Tonin, Cesar Matoso, Cesar Matoso Jr., Vinícius Pinheiro, Micael Felipe da Silva.
Trompetes: Samuel Jalowyj, Daniel Junior, Misim Matos, Kauê de Jesus.
Trombones: Gabriel Guimarães, João Victor Schmidt Braz, Henrique Schichof, Emilyn Shayane de Paula.
Piano: Marina Lima.
Guitarra: Pedro Henrique Dias.
Baixo: Patrick Garcia.
Bateria: Rodrigo Oliveira.