Prefeitura e Senac promovem curso sobre empregabilidade

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Qualificação Profissional, e o Senac realizam de 14 a 17 de março, no Cine Teatro Ópera, o curso ‘Empregabilidade: exigências profissionais X mercado de trabalho’. Ao todo, 500 participantes já inscritos previamente irão acompanhar palestras que visam contribuir para a melhoria das condições do trabalhador que está em busca de uma vaga no mercado e sua perspectiva de vida. Segundo os organizadores do curso, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre mercado de trabalho, contratadores e empregadores, curriculum vitae, como responder a anúncios de jornais, entrevista, empreendedorismo, entre outros assuntos. O curso é gratuito e contará com instrutores do Senac.De acordo com o secretário municipal de Qualificação Profissional, Luiz Simão Staszczak, a secretaria tem identificado grande demanda, por meio do fluxo da Agência do Trabalhador, que necessita desse tipo de orientação. “Ao procurar a agência, onde enfrenta encaminhamento para as vagas disponíveis, percebemos que o interessado encontra dificuldades, principalmente no momento das entrevistas”, revela Simão. O secretário acrescenta que um elevado número de pessoas é reprovado em questões de âmbito comportamental, como também no conhecimento da postura e do envolvimento técnico e prático daquela vaga a que se propõe.O secretário acredita que o curso irá viabilizar o encaminhamento e a intermediação de vagas no mercado de trabalho, “beneficiando principalmente a área do comércio”. O curso, promovido através do Plano Municipal de Qualificação, será realizado das 14 às 17 horas, nos quatro dias, totalizando 12 horas.