‘Justiça se aprende na escola’ chegará a mais de 500 crianças

A Secretaria Municipal de Educação e o Fórum Estadual de Ponta Grossa estão desenvolvendo, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto ‘Justiça se aprende na Escola’ junto à rede municipal de ensino. A solenidade de lançamento da edição de 2006 do projeto aconteceu na semana passada, com a presença de autoridades e convidados. Para a secretária municipal de Educação, Zélia Lopes Marochi, “esta parceria com o Fórum Estadual é bem vinda porque projeta uma perspectiva que não termina na 4ª série, mas se prolonga na vida e alarga os horizontes dos alunos”. A secretária destaca ainda a importância do projeto para os alunos, ao lembrar que o conteúdo se desdobra em textos poéticos, informativos ou interpretativos, além da prática da oralidade em sala de aula. De acordo com a juíza Noeli Reback, titular da Vara da Infância e da Juventude, a relevância do projeto está na maior aproximação dos alunos com o poder judiciário. Este ano o projeto será desenvolvido nas escolas municipais Adelaide Thomé Chamma, Catarina Miró, Elyseu de Campos Mello, Frei Elias Zulian, Guilherme Heller Bauer, Maria Laura Pereira, Minervina F. Scudlareck, Osni Villaca Mongruel, Protázio Scheifer e Ruth Olzmann Ribas, num total de 569 alunos que freqüentam a 4ª série. Além disso, o projeto será desenvolvido em dez escolas estaduais. Durante o lançamento foram distribuídas as cartilhas, cada uma enfocando um dos temas que será trabalhado durante o ano: Cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente e Adoção.OBJETIVOSEntre os objetivos do projeto ‘Justiça se aprende na Escola’ estão a possibilidade de oferecer aos alunos conhecimentos de seus direitos e a forma de exercê-los; orientar sobre as disposições legais acerca de direitos e deveres de crianças e adolescentes; participar de julgamentos simulados, apresentações teatrais e atividades artísticas e culturais.