Continuam abertas inscrições para curso de Piscicultura à distância

Continuam abertas até o dia 20 de agosto as inscrições para o curso de Piscicultura, na modalidade à distância. Com 45 vagas, o curso tem o objetivo de capacitar profissionais e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Qualificação Profissional, por meio do convênio com o Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE), da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).Segundo os organizadores do curso, a piscicultura é uma atividade econômica que demanda um investimento consistente, mas não muito elevado, de acordo com a produção a ser atingida e o tipo de peixes a serem criados. É um negócio com bom giro de capital, o que facilita a recuperação dos recursos investidos e promove uma rentabilidade muito superior aos investimentos financeiros ou outras atividades produtivas.Ao falar sobre a importância da capacitação profissional, o secretário municipal de Agricultura, Laertes Bianchessi, destaca que para que o piscicultor possa atingir seus objetivos de produtividade e lucratividade, deve estar preparado ou devidamente assessorado, a fim de empreender sua atividade. Além disso, Bianchessi enfatiza que a demanda pelo produto é maior que a oferta na região, o que faz da piscicultura uma ótima alternativa de negócio.Entre os tópicos abordados no curso estão mercado, exigências legais e ambientais, construção e instalação de tanques e viveiros, sistemas de cultivo. Ainda, as principais espécies adaptadas ao cultivo, manejo de cultivo por espécie, despesca, transporte, comercialização, equipamentos e práticas piscículas.O curso é destinado a agricultores, profissionais da área de desenvolvimento de pesca, interessados em novas fontes de alimentação e diversificação de aproveitamento de áreas para piscicultura.INSCRIÇÕESAs inscrições para o curso de Piscicultura devem ser feitas pelo site www.itde.org.br. O investimento é de R$ 45 na inscrição e 5 parcelas de R$ 35. O candidato deve enviar xerox da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de endereço e uma foto 3X4 recente.O curso será realizado de agosto a dezembro deste ano, com aulas ministradas via teleconferência pelos professores Luiz de Souza Viana – engenheiro de pesca – e Carlos Roberto Moreira – médico veterinário. As aulas serão realizadas às sextas-feiras, na Escola Municipal Sílvio Batista Rosas, das 18h30 às 20h30. Os participantes serão certificados pela Escola Técnica da UFPR.